Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

O cirurgião-dentista deve ter cuidados especiais no atendimento de pacientes portadores de Diabetes Melito. Alguns cuidados devem ser explicados ao paciente, que deverá colaborar, para que seu tratamento cirúrgico transcorra de maneira segura. Assinale, a seguir, uma conduta que deve ser evitada previamente ou durante o ato cirúrgico. 

A Síndrome de Ardência Bucal (SAB) afeta principalmente mulheres no período pós-menopausa, sendo que a faixa etária mais prevalente da doença situa-se entre 50 e 60 anos. Mucosa íntegra, sobretudo nas áreas em que os sintomas de ardência ocorrem; é fundamental para o diagnóstico da síndrome, que é eminentemente clínico. A disgeusia é uma queixa secundária frequente de pacientes acometidos por SAB. Assinale a seguir o significado correto de disgeusia. 

A doença mão-pé-boca é uma infecção viral muito comum em bebês e crianças, principalmente, em menores de 5 anos que apresentam como principais manifestações clínicas a febre sem qualquer sintoma específico, a perda de apetite, a dor de garganta e abdominal; além do surgimento de feridas dolorosas na boca e erupções nos pés e mãos. Baseado nessas informações, assinale a alternativa que apresenta o agente etiológico, a forma de transmissão e o tratamento proposto para as lesões bucais.

Trata-se de uma genodermatose incomum com um acentuado envolvimento da pele e com lesões da mucosa bucal relativamente sutis. Pacientes com essa condição têm inúmeras pápulas eritematosas, frequentemente pruriginosas, na pele do tronco e no couro cabeludo. O exame microscópico das lesões apontam para um processo disceratótico caracterizado por um tampão central de ceratina que recobre o epitélio, exibindo uma fenda suprabasilar. Acondição apontada no enunciado diz respeito a: 

Felizmente, os sarcomas de tecido mole são raros na região oral e maxilofacial. Há uma neoplasia vascular rara, mas que se tornou bastante comum na década de 1980, devido à sua alta prevalência em pacientes com HIV. Sua forma clássica se apresenta como múltiplas máculas e pápulas azul-arroxeadas na pele das extremidades inferiores. As lesões orais são raras e mais frequentemente acometem o palato. O conceito supracitado refere-se ao:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis