Questões de Odontologia da CPCON

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia da CPCON

A gengivectomia está relacionada com a remoção de gengiva inserida, marginal e papilar, na ausência de doenças periodontais. Considerando a técnica de gengivectomia, segundo os princípios de execução da técnica, descreve-se:
I- A margem gengival livre deve permanecer a 5 mm da crista óssea alveolar. II- A localização da crista alveolar óssea em relação à junção amelo-cementária de, aproximadamente, 3,5 a 5mm. III- Ter espessura adequada de osso alveolar. IV- Possuir banda de gengiva queratinizada curta. V- A distância entre a crista óssea e a junção amelocementaria é determinante na indicação de remodelação óssea, pois determina espaço suficiente para a acomodação da inserção conjuntiva, epitélio juncional e sulco gengival (espaço biológico).
Está INCORRETO o que se afirma em: 

As próteses parciais removíveis necessitam de suporte e estabilidade para o desenvolvimento completo da biomecânica dentro da cavidade bucal. Assim, torna-se necessário que os princípios de retenção, reciprocidade, passividade, suporte, estabilidade, abraçamento, circunscrição ou circundação sejam atendidos de forma unânime e simultânea por uma determinada estrutura de uma prótese parcial removível. Trata-se, portanto, de um(a): 

O biofilme dental é uma massa densa não calcificada, constituída por microorganismos e envolvida por uma matriz rica em polissacarídeos extracelulares bacterianos e glicoproteínas salivares, aderidas firmemente aos dentes e em outras superfícies da cavidade bucal. Existem formas de controle mecânico e químico deste biofilme dentário sobre a superfície dentária. Sendo assim, julgue as assertivas abaixo:
I- O controle mecânico é o responsável pela remoção ativa do biofilme dental através de métodos que objetivam a desestruturação dos microorganismos aderidos à superfície dentária e a prevenção da recorrência da formação do biofilme dentário. II- O biofilme dental não participa da formação dos processos inflamatórios gengivais, assim como sobre as cáries dentárias. III- O controle mecânico é realizado através de escovações dentárias, o correto uso do fio dental, os dentifrícios, os limpadores de língua e de outros agentes de limpeza interproximal. IV- O fio dental é um procedimento indispensável para que ocorra a desorganização do biofilme dental nas regiões interproximais e do sulco gengival. Contribui para a prevenção de cáries, gengivite, halitose e não deve ser utilizado somente para a remoção de restos alimentares, mas também para remover depósitos bacterianos das áreas proximais. V- As técnicas de controle químico descrevem as substâncias que têm sido usadas no controle químico do biofilme dentário, a exemplo da clorexidina, óleos essenciais, triclosan, sais metálicos, compostos quaternários de amônia, agentes oxigenantes e sanguinarina.
Estão CORRETAS as assertivas: 

O Diabetes Mellitus (DM) representa um dos mais importantes problemas de saúde pública, tendo grande repercussão social e econômica, como também comprometendo a produtividade, qualidade de vida e sobrevida dos portadores de tal patologia. Esta doença é caracterizada pela hiperglicemia, que tem como principais sintomas a polidipsia (sede excessiva), poliúria (aumento do volume urinário), polifagia (fome excessiva) e perda de peso, também podendo ocasionar disfunção e falência de alguns órgãos, devido à deficiência na produção de insulina e resistência à sua ação periférica. É comprovado na literatura científica vigente que o Diabetes Mellitus promove alterações e manifestações clínicas na cavidade bucal. Das manifestações elencadas abaixo, assinale as que podem ser desencadeadas na cavidade bucal em caso de descompensação glicêmica:
I- Xerostomia, hálito cetônico. II- Infecções oportunistas e dificuldades de cicatrização. III- Doença periodontal mais exacerbada: maiores níveis de sangramento gengival, maiores níveis de reabsorção óssea e maiores perdas de inserção. IV- Candidose oral. V- Maiores índices de cárie dentária.
Está CORRETO o que se afirma em:

A gestação é um estado singular e valioso no ciclo de vida da mulher. As gestantes constituem pacientes de temporário risco odontológico devido às mudanças psicológicas, físicas e hormonais, que criam condições adversas no meio bucal. Analise as proposições elencadas abaixo:
I- O tratamento odontológico poderá ser realizado em pacientes gestantes na quarta à oitava semana de gravidez. II- A solução anestésica mais empregada em pacientes gestantes é a lidocaína a 2% com epinefrina na concentração de 1:100.000, não apresentando restrições quanto ao uso do vasoconstrictor, e na concentração máxima por sessão de atendimento o uso de dois tubetes. Asolução anestésica ultrapassa a barreira placentária, mas não estão relacionados a efeitos teratogênicos. III- O uso de anti-inflamatórios não esteroidais pode ser prescrito durante qualquer trimestre gestacional. IV- Dentre os fármacos com finalidade analgésica o paracetamol é um analgésico que, quando empregado em doses terapêuticas, não apresenta efeitos teratogênicos, podendo ser empregado com segurança no tratamento de dor suave a moderada, em qualquer estágio da gestação. V- Para a prevenção e tratamento de infecções orais durante a gestação, os antibióticos de primeira escolha são as penicilinas. Dentre as mais indicadas, estão a amoxicilina e a ampicilina (categoria B). Outras opções, também da categoria B, são as cefalosporinas e macrolídeos, mais comumente empregados em pacientes alérgicos às penicilinas.
Está CORRETO apenas o que se afirma em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis