Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
A pulpite irreversível sintomática é definida como um...
#Questão 1125037
-
Odontologia
,
Endodontia
,
CPCON
,
2025
,
Prefeitura de Nazarezinho - PB
, Odontólogo
A pulpite irreversível sintomática é definida como um processo inflamatório pulpar intenso, que não regride após a remoção do agente agressor, e invariavelmente evolui para a necrose pulpar quando a intervenção profissional não é realizada. Assinale a alternativa CORRETA correspondente ao quadro clínico que caracteriza esta urgência de origem endodôntica.
A)
Em estágios inflamatórios iniciais, o paciente pode relatar dor pulsátil e lancinante, com comprometimento de seu estado físico geral. Nesse momento, a dor pode ser aliviada com frio, devido ao seu efeito vasoconstritor e antálgico. Os medicamentos analgésicos são ineficazes, tornando-se necessária a abertura do dente para a remoção da polpa.
B)
Radiograficamente, podem ser detectadas lesões cariosas e/ou restaurações extensas, geralmente sugerindo exposição pulpar. O espaço do ligamento periodontal (ELP) usualmente apresenta-se normal, porém pode estar acompanhado de lesão circunscrita radiolúcida associada à região perirradicular do dente com sintomatologia, sugerindo a presença de infecção de origem endodôntica.
C)
Os testes perirradiculares de palpação e percussão, vertical e horizontal, normalmente apresentam respostas negativas, uma vez que a inflamação se restringe à polpa.
D)
Os estágios avançados, por sua vez, caracterizam-se pela presença de dor intensa, aguda, espontânea e contínua, com resposta positiva aos testes térmicos (especialmente frio), persistindo mesmo após a remoção do estímulo. O paciente também pode relatar dor irradiada, reflexa e/ou em decúbito dorsal, e dificuldade para identificar o elemento dental sede do processo álgico.
E)
Em dentes de pacientes jovens, a inflamação crônica da polpa pode resultar na formação de um pólipo, condição conhecida como pulpite crônica hiperplásica. Esta é uma forma de pulpite irreversível sintomática, caracterizada pela proliferação de um tecido polipoide que se projeta a partir da câmara pulpar, conhecido também como pólipo pulpar.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...