Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

As fraturas isoladas do palato são raras, mas 8% a 13% das fraturas Le Fort tornam-se complicadas pela presença de fraturas palatais concomitantes. A maioria dos pacientes apresenta, nessa condição, notáveis sinais e sintomas de fratura palatal. As indicações da presença desse tipo de fratura no exame clínico incluem lacerações do lábio e de gengiva e palato. Uma alteração na oclusão também é frequentemente notada, com o segmento maxilar deslocado anterolateralmente. O diagnóstico é confirmado por uma TC maxilofacial com cortes axial e coronal. Conforme a classificação das fraturas palatais com base na localização anatômica da fratura, proposta por Hendrickson et al. (1998), a fratura parasagital (padrão de fratura mais comum em adultos – 63%), por causa do osso fino parassagitalmente, que difere da fratura alvéolo anterior pela inclusão do canino maxilar, é do tipo: 

O desenvolvimento do côndilo e do restante da mandíbula ocorre separadamente, impactando no desenvolvimento de malformações da mandíbula. Acerca do desenvolvimento das cabeças mandibulares (côndilos), analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Por volta da 8ª semana de vida intrauterina, observa-se uma condensação ectomesenquimal na região posterior da mandíbula em fase de formação, na qual é originada uma cartilagem hialina com a morfologia arredondada, a qual definirá o côndilo por aposição celular. ( ) Por volta da 14ª semana de vida intrauterina, inicia-se o processo de ossificação endocondral na cartilagem do côndilo. ( ) A partir da 28ª semana, são verificados os contornos da fossa mandibular e do tubérculo articular do osso temporal, aparecendo, em seguida, a membrana sinovial.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A candidíase é uma infecção fúngica bucal bastante prevalente dentre os usuários que acessam os serviços de saúde bucal da Atenção Básica. Sobre essa doença e o seu manejo não cirúrgico, assinale a alternativa INCORRETA.

Herpes labial é uma infecção viral, recorrente e contagiosa, cujas lesões mais comuns são caracterizadas pela formação de vesículas, úlceras e crostas recidivantes na região labial. A respeito dos aspectos relacionados ao diagnóstico do herpes labial, assinale a alternativa INCORRETA. 

Analise as assertivas abaixo sobre câncer bucal e assinale a alternativa correta.
I. É uma doença com alto índice de letalidade, podendo ser considerada um problema de saúde pública. II. O uso de álcool e cigarro associados pode potencializar o risco de desenvolvimento da doença. III. Localiza-se, preferencialmente, em palato duro. IV. A má higiene bucal e o uso de próteses desadaptadas não são considerados fatores de risco para a doença. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis