Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Patologia oral e Maxilofacial

Quando falamos em Patologia Oral, consideramos que existem algumas lesões que chamamos de fundamentais. Em outras palavras, elas determinam alterações básicas que a mucosa oral pode sofrer em decorrência de alguma patologia. Nesse sentido, analise a assertiva abaixo:
• Elevação circunscrita e sólida com, no máximo, 5 mm de diâmetro. Podem ser únicas ou múltiplas.
Assinale a alternativa que nomeia corretamente a descrição acima.

As coagulopatias hereditárias são doenças hemorrágicas resultantes da deficiência de uma ou mais proteínas plasmáticas (fatores) da coagulação, devido a mutações nos genes que as codificam. Dentre as coagulopatias hereditárias, as mais comuns são a hemofilia e a Doença de von Willebrand (DvW). No atendimento odontológico dos pacientes portadores de coagulopatias hereditárias, alguns cuidados devem ser seguidos na rotina de realização dos procedimentos para evitar trauma e formação de hematomas em cavidade bucal. Dentre esses cuidados, podemos citar, EXCETO: 

O exame físico do paciente odontológico observa atentamente a cavidade oral e, em menor intensidade, toda região maxilofacial e faz parte de um conjunto denominado avaliação clínica. Os resultados da avaliação clínica são usados para atribuir uma classificação ao estado físico. Existem alguns sistemas de classificação, mas, geralmente, o mais usado é o sistema classificatório da American Society of Anesthesiologists (ASA). Conforme o sistema da ASA, assinale a alternativa que representa a classificação ASA IV. 

Para considerar um tumor oral maligno, é necessária uma avaliação cuidadosa, na qual variáveis devem ser respeitadas, como a localização, o volume do tumor, a invasão linfática, a presença de metástase, o diagnóstico histopatológico, entre outras. O câncer oral que tem potencial de angiogênese e pérolas de ceratina ao histopatológico presentes em região de língua nomeia-se:

Ao examinar a cavidade oral de um paciente, o profissional nota a presença de múltiplas pápulas branco-amareladas em mucosa jugal anterior do lado esquerdo e na porção lateral do vermelhão do lábio superior de mesmo lado. O paciente, ao ser questionado, relata ausência de sintomatologia dolorosa. Esse achado acomete mais de 80% da população e é denominado: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis