Questões sobre Endodontia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endodontia

Um exame clínico cuidadoso dos dentes decíduos ou permanentes, logo que eles irrompem na cavidade bucal de crianças e adolescentes, pode auxiliar no diagnóstico precoce de alterações de desenvolvimento dentário. Esses defeitos de desenvolvimento refletem distúrbios durante o período da amelogênese ou dentinogênese.

Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A hipomineralização de molares e incisivos (HMI) é caracterizada por hipoplasias de esmalte em molares e incisivos permanentes, cuja etiologia ainda é indefinida.

Com relação às complicações associadas à quimioterapia e(ou) à radioterapia na região da cabeça e do pescoço, julgue os itens que se seguem. Apesar do risco de haver alterações na polpa dentária, como vascularização reduzida, fibrose e atrofia, em indivíduos submetidos à irradiação, o germe dentário seguramente permanecerá preservado, mesmo se a irradiação for realizada antes de uma calcificação significativa.

Julgue os itens seguintes, referentes às alterações pulpo-periapicais e periodontais. O tratamento de lesão endodôntica primária com envolvimento periodontal secundário consiste apenas no tratamento endodôntico, pois os tecidos periodontais serão restituídos após a desinfecção dos canais radiculares.

Julgue os itens seguintes, referentes às alterações pulpo-periapicais e periodontais. A lesão endodôntica e periodontal combinada verdadeira ocorre quando a necrose e a lesão periapical se apresentam em um dente que também está com envolvimento periodontal.

Um paciente com dezessete anos de idade, sistemicamente saudável, compareceu ao consultório odontológico queixando-se de mobilidade nos dentes 11, 36 e 46. Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista verificou que o paciente apresentava 28 dentes e nenhuma lesão de cárie. O aspecto gengival era aparentemente saudável e não havia presença significativa de cálculo. Contudo, o exame periodontal revelou que os dentes 11, 36 e 46 apresentavam sangramento abundante à sondagem. O dente 11 apresentou 10 mm de profundidade de sondagem na região mesiopalatina, enquanto os dentes 36 e 46 apresentaram 9 mm de profundidade de sondagem na região centro-vestibular e 10 mm na região mesiovestibular, sem recessão gengival. Ambos os dentes (36 e 46) apresentaram lesão de furca de grau 3, sem recessão gengival. A mobilidade registrada no dente 11 foi de grau 2, e a nos dentes 36 e 46, de grau 3. O exame radiográfico demonstrou perda óssea vertical nas respectivas faces dos dentes 11, 36 e 46 e confirmou lesão de furca nos dentes 36 e 46.

No que se refere a esse caso clínico, julgue os próximos itens.

A lesão de furca de grau 3 registrada nos dentes 36 e 46 e as bolsas periodontais profundas indicam necessariamente a presença de lesão endodôntica e periodontal combinada verdadeira, havendo, portanto, indicação de tratamento endodôntico para melhor prognóstico desses dentes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis