Questões sobre Endodontia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Endodontia

Com base na imagem da radiografia apresentada e nos conhecimentos relativos à histopatologia pulpar e periapical, julgue os itens a seguir.

O cisto periapical apresenta quatro componentes fundamentais: cavidade cística, revestimento epitelial, tecido extra epitelial e cápsula colagenosa. A cavidade contém tecido necrótico, algumas vezes, cristais de colesterol rachados e eritrócitos.

Uma paciente de 43 anos de idade compareceu a um consultório odontológico com dor intensa, constante e espontânea na região do dente 36. A dor se iniciou há três dias, após o preparo do dente para prótese fixa. O exame radiográfico demonstrou uma atresia da câmara pulpar e dos canais radiculares.

De acordo com o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O volume reduzido da câmara pulpar dificulta a anestesia intrapulpar, mas isso não é impossível e deve ser usado como último recurso, dando-se preferência a técnicas anestésicas profundas.

Criança do sexo feminino, de 11 anos de idade, começou a sentir dor intensa na região do dente 36. No dia seguinte, logo cedo, a mãe a levou ao dentista, que diagnosticou abscesso agudo no dente 36. O dentista prescreveu amoxacilina e pediu para ambas retornarem em três dias, para iniciar o tratamento endodôntico da criança. No mesmo dia, a criança começou a tomar a medicação, na dose e nos tempos prescritos. Contudo, o rosto dela começou a inchar muito. A mãe, preocupada com a situação, levou a criança à emergência do hospital. A médica plantonista, ao examinar a criança, solicitou a internação imediata, trocou o antibiótico para via endovenosa e encaminhou a criança, com urgência, para o serviço odontológico do hospital.

Com base no caso clínico, julgue os itens a seguir.

Como a paciente é jovem, o ápice dentário não está totalmente formado. O planejamento de um tratamento endodôntico deve privilegiar as técnicas de apicificação.

A respeito da terapia endodôntica em dentes decíduos, julgue os itens a seguir. A terapia endodôntica em dentes decíduos, com pulpectomia e tratamento dos canais, está contraindicada quando houver lesões periapicais ou inter-radiculares muito extensas.

A respeito da terapia endodôntica em dentes decíduos, julgue os itens a seguir. A terapia endodôntica em dentes decíduos, com pulpectomia e tratamento dos canais, está indicada quando as alterações pulpares degenerativas estão avançadas ou houve necrose pulpar. Porém, ela está contraindicada quando já houver sinais de reabsorção radicular.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis