Questões de Odontologia do ano 2018

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2018

Um paciente portador de anemia falciforme comparece ao consultório odontológico para refazer uma restauração de compósito no elemento 16, que havia fraturado.

Para a realização da anestesia local, o dentista precisa considerar o risco de metemoglobinemia (diminuição da capacidade de transporte de oxigênio) que esses pacientes possuem.

Assim, deve-se evitar a utilização do seguinte anestésico local:

A respeito da promoção de saúde e da prevenção, julgue os itens a seguir. Promoção da saúde é o processo que possibilita que as pessoas tenham ampliado o próprio controle sobre os determinantes da saúde e, por intermédio disso, possam melhorar a própria saúde, sendo a participação delas essencial para sustentar as ações de promoção da saúde.

A respeito da promoção de saúde e da prevenção, julgue os itens a seguir. A prevenção orienta as ações de detecção, controle e enfraquecimento dos fatores de risco de enfermidades, sendo o foco a doença e os mecanismos para atacá-la (BUSS, 2003). As ações preventivas definem-se como intervenções orientadas a evitar o surgimento de doenças específicas, reduzindo a incidência dessas e a respectiva prevalência nas populações.

A respeito da promoção de saúde e da prevenção, julgue os itens a seguir. O conceito mais adequado de promoção de saúde é o de Leavell & Clark (1976), que indicam que a saúde pública é a ciência e a arte de evitar doenças, prolongar a vida e promover a saúde física e mental e a eficiência. Os referidos autores afirmam que essa é uma forma de prevenção primária, a qual privilegia ações educativas normativas voltadas para indivíduos, famílias e grupos.

A equipe de Saúde da Família de uma unidade básica de saúde sentiu a necessidade de realizar o diagnóstico epidemiológico do respectivo território, para definir as prioridades e as ações que devem ser desenvolvidas. A análise dos dados trouxe uma grande preocupação ao grupo: o alto índice de abandono ao tratamento de AIDS, hanseníase e tuberculose. A condição de saúde bucal se mostrou bastante precária. Constatou-se que a equipe de saúde não teve muito rigor com o sigilo acerca dos usuários e das respectivas patologias, o que afastou muitos deles, deixando-os receosos. Outros ainda relataram que abandonaram o tratamento por não terem compreendido as orientações na ocasião do diagnóstico e das visitas domiciliares.

Com base no caso exposto e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

São estratégias do Programa Saúde da Família (PSF): atenção centrada na família, vigilância à saúde e equipe multiprofissional. Portanto, a ação de diagnóstico epidemiológico da área adscrita de uma equipe de Saúde da Família não se justifica, pois não se baseia em nenhuma dessas estratégias.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis