Questões de Odontologia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2017

De acordo com o “Guia de recomendações para o uso de fluoretos no Brasil”, publicado pelo Ministério da Saúde em 2009, o gel com flúor é uma medida preconizada para aplicações profissionais, tanto em consultório quanto em atividades coletivas. Considere as seguintes afirmações sobre a técnica de aplicação de gel com flúor

I Esse gel pode ser usado em moldeiras ou por meio de escovação, devendo ser realizada a profilaxia prévia.

 II A aplicação desse gel não necessita de supervisão, em especial quando aplicado com moldeiras.

III Não há risco de fluorose dentária com aplicação do gel fluoretado, pois, apesar da alta concentração de flúor, a frequência de aplicação é baixa.

IV O gel de flúor-fosfato acidulado (FFA) com concentração de 1,23% de fluoreto em ácido ortofosfórico a 0,1 M deve ser aplicado durante quatro minutos.

Das afirmações, estão corretas

Entre os diversos métodos de uso tópico de flúor como medida preventiva contra a cárie dentária, o dentifrício fluoretado é, certamente, um dos mais utilizados mundialmente. No Brasil, a grande expansão do seu uso se deu a partir de 1988, quando os primeiros dentifrícios com flúor incorporado passaram a ser comercializados. As afirmações a seguir dizem respeito ao dentifrício fluoretado como medida de saúde pública.

I Pelo fato de poder ser deglutido acidentalmente, o uso do dentifrício fluoretado deve ser evitado em crianças de até 6 anos, devido ao risco de fluorose.

II Os principais compostos à base de flúor presentes nos dentifrícios são o fluoreto de sódio (NaF) e o monofluorfosfato (MFP), os quais apresentam eficácia clínica similar.

 III No Brasil, a concentração de flúor nos dentifrícios pode chegar até 1.500 ppm (partes por milhão) de flúor.

 IV Escovação supervisionada com dentifrício fluoretado tem baixa evidência científica, uma vez que o efeito pode ser creditado à remoção do biofilme dentário.

Das afirmações, estão corretas

A avaliação do risco à cárie dentária envolve tanto a identificação de indivíduos com maior predisposição ao desenvolvimento da doença como a promoção de medidas de prevenção e de tratamento apropriadas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O exame radiográfico e o afastamento temporário dos dentes constituem importantes auxiliares no diagnóstico de lesão de cárie de superfície proximal devido à baixa sensibilidade e à alta especificidade dos exames visual e tátil.

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue os itens subsequentes. O diagnóstico diferencial do osteossarcoma, cuja imagem radiográfica se assemelha a raios de sol, é o hemangioma intraósseo.

Considerando a classificação das patologias ósseas e suas principais características radiográficas, julgue os itens subsequentes. O aspecto radiográfico de vidro despolido (fosco) indica displasia fibrosa, geralmente comum em pacientes jovens e também presente em pacientes com hiperparatireoidismo.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis