Questões de Odontologia do ano 2016

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2016

#Questão 605068 - Odontologia, Cariologia, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

O diagnóstico de lesões de cárie dentária é uma das práticas mais frequentes na clínica odontológica, com o objetivo de detectar lesões de cárie precoce para, em seguida, fornecer o tratamento menos invasivo. O exame visual e táctil geralmente utilizado na detecção de cárie tem uma precisão limitada para identificação de lesões não cavitadas, especialmente nas proximais. Dentistas, portanto, usam regularmente exames adicionais para ajudar na detecção, sendo a radiografia interproximal (bitewing) provavelmente o mais frequente. Com base no exposto, no que se refere ao diagnóstico clínico e radiográfico de lesões de cárie, julgue os itens a seguir. O exame radiográfico apresenta baixa especificidade e alta sensibilidade para detecção de lesões incipientes em esmalte, portanto, é útil para diagnóstico de lesões cariosas proximais.

#Questão 605069 - Odontologia, Trauma, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Determinada criança de três anos e dois meses de idade caiu do balanço e traumatizou a região anterior da maxila. Em seguida, um sangramento iniciou-se na região, e a mãe levou-a imediatamente para atendimento odontológico. Ao exame físico, não foram visualizados os incisivos centrais superiores decíduos (elementos 51 e 61), e foram observadas lacerações no rebordo alveolar (na região anterossuperior do rebordo alveolar) e nos lábios (superior e inferior). Ao exame radiográfico, notou-se a presença intraóssea dos dentes 51 e 61 na região da pré-maxila, com as raízes deslocadas para vestibular, sem atingir os germes dos dentes permanentes. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Recomenda-se avaliação na primeira semana, e após 30, 60 e 120 dias após o trauma.

#Questão 605070 - Odontologia, Trauma, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Determinada criança de três anos e dois meses de idade caiu do balanço e traumatizou a região anterior da maxila. Em seguida, um sangramento iniciou-se na região, e a mãe levou-a imediatamente para atendimento odontológico. Ao exame físico, não foram visualizados os incisivos centrais superiores decíduos (elementos 51 e 61), e foram observadas lacerações no rebordo alveolar (na região anterossuperior do rebordo alveolar) e nos lábios (superior e inferior). Ao exame radiográfico, notou-se a presença intraóssea dos dentes 51 e 61 na região da pré-maxila, com as raízes deslocadas para vestibular, sem atingir os germes dos dentes permanentes. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Trata-se de luxação intrusiva dos dentes 51 e 61 e está indicada a extração imediata desses dentes.

#Questão 605071 - Odontologia, Radiologia, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Determinada criança de três anos e dois meses de idade caiu do balanço e traumatizou a região anterior da maxila. Em seguida, um sangramento iniciou-se na região, e a mãe levou-a imediatamente para atendimento odontológico. Ao exame físico, não foram visualizados os incisivos centrais superiores decíduos (elementos 51 e 61), e foram observadas lacerações no rebordo alveolar (na região anterossuperior do rebordo alveolar) e nos lábios (superior e inferior). Ao exame radiográfico, notou-se a presença intraóssea dos dentes 51 e 61 na região da pré-maxila, com as raízes deslocadas para vestibular, sem atingir os germes dos dentes permanentes. Com base nesse caso hipotético, julgue os itens a seguir. Diante da dificuldade de comparação dos dentes traumatizados com o dente homólogo, a radiografia lateral extraoral é indicada para avaliação do deslocamento das raízes, inclusive em relação à cavidade nasal.

#Questão 605072 - Odontologia, Radiologia, IADES, 2016, SES/DF, Médico Residente Multiprofissional

Uma criança de oito anos de idade foi ao dentista, pela primeira vez, para consulta de rotina. Mediante análise do exame radiográfico periapical dos dentes anterossuperiores, encontrou-se um mesiodens. Considerando essa situação e a(s) técnica(s) de localização radiográfica, julgue os itens a seguir.

Em função da idade do paciente, pode ser suspenso o uso do avental plumbífero e do colar protetor de tireoide para exame radiográfico, uma vez que já não há mais células jovens e em mitose nesse caso.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis