Questões de Odontologia do ano 2015

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Odontologia do ano 2015

Para a confecção de restaurações estéticas indiretas em dentes posteriores, atualmente o cirurgião-dentista pode optar entre o compósito e os materiais cerâmicos, dependendo da indicação clínica. Uma vantagem da utilização de compósitos comparado aos materiais cerâmicos nesses casos inclui:

Paciente comparece ao consultório odontológico com queixa estética relacionada aos seus dentes, pois os considerava amarelos e feios. Ao exame clínico constatou-se todos os dentes hígidos, com exceção dos elementos 11 e 21, que apresentavam restaurações de classe IV com contorno inadequado, manchamento das margens e cor muito mais clara do que os tecidos dentários, necessitando substituição. O exame radiográfico mostrou normalidade dos tecidos periapicais. Foi sugerido ao paciente o procedimento de clareamento dentário, em ambas as arcadas, antes de refazer as restaurações dos dentes anteriores, como forma de restabelecer uma condição mais homogênea em relação aos dentes adjacentes. O paciente nunca realizou clareamento anteriormente e não relata hipersensibilidade dentária. Após a confecção da moldeira individual, o paciente foi instruído a utilizar o produto à noite, durante o sono, por um período mínimo de 3-4 horas. Nesse caso, o produto mais indicado para iniciar o clareamento é:

Em um paciente com terapia contínua com um anticoagulante (warfarin) e que precisa de uma cirurgia oral eletiva, a necessidade da anticoagulação contínua deve ser avaliada em relação à necessidade da coagulação sanguínea após a cirurgia. Sendo assim, o médico responsável pelo paciente deverá ser consultado para que ajuste o seu tempo de protombina (TP) segundo a razão internacional normalizada (INR). Para que o cirurgião dentista tenha segurança na realização do procedimento cirúrgico, o TP do paciente deve estar, no momento da cirurgia:

Para realizar o isolamento absoluto em dentes anteriores onde se necessite algum grau de retração gengival, o grampo mais indicado é o:

A pseudocolinesterase atípica ocorre em aproximadamente 1 a cada 2.820 indivíduos, ou 6% a 7% dos pacientes em uma população. Os pacientes com história familiar desse distúrbio podem ser incapazes de biotransformar os anestésicos do grupo éster na velocidade usual e, subsequentemente, níveis maiores desse medicamento podem se desenvolver em seu sangue. A pseudolinesterase atípica representa uma contraindicação à administração dos anestésicos locais do grupo éster. Sendo assim, o cirurgião-dentista que precisa anestesiar esse paciente deve utilizar preferencialmente o seguinte agente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis