Questões de Música da IFB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música da IFB

A notação musical é um sistema de sinais utilizado para representação gráfi ca dos sons musicais. Indique a resposta que representa a CORRETA relação dos símbolos com suas denominações.

Indique a alternativa CORRETA:

Leia as sentenças abaixo:

I) Forma musical bastante utilizada nos períodos barroco e clássico, caracterizada pela dinâmica da orquestra versus solista e geralmente composta por três movimentos (rápido, lento, rápido).

II) Estilo de composição no qual são utilizadas as doze notas da escala cromática, segundo a ordem da escolha do compositor, formando então uma sequência chamada série fundamental, que é repetida de trás para a frente (série retrógrada), de baixo para cima (inversão) ou uma mescla das duas últimas séries citadas (inversão retrógrada).

III) Forma musical vocal monofônica da Idade Média, com desenvolvimento melódico suave e utilização de intervalos próximos (segundas e terças), de ritmo irregular, fundamentado na acentuação das palavras do texto em latim presente nos ritos da igreja católica.

IV) Música instrumental descritiva na qual o compositor procura narrar uma história evocando imagens na mente do ouvinte através dos sons. Apresenta três tipos principais: sinfonia descritiva, abertura de concerto e poema sinfônico.

V) Estilo de composição contrapontística fundamentada na técnica de imitação, em que um tema é apresentado por uma voz ou instrumento e repetido pelas demais vozes, cada qual em sua altura adequada, fazendo parecer que as vozes estão se perseguindo ou fugindo umas das outras.

Escolha a alternativa que associe CORRETAMENTE os enunciados às formas e estilos de composição musicais.

Durante o século XX, no Brasil, destacaram-se quatro métodos de educação musical: o método analítico de João Gomes Júnior, o método coral de Heitor Villa Lobos, o método de iniciação musical de Antônio Leal Sá Pereira e o método de recreação musical de Liddy Mignone. Sobre esses autores e seus respectivos métodos, assinale a alternativa INCORRETA.

Relacione corretamente os métodos ativos em educação musical com seus respectivos autores: (I) Zoltán Kodály (II) Émile Jaques-Dalcroze (III) Carl Orff (IV) Edgar Willens (V) Shinichi Suzuki

( ) Apresenta em sua metodologia princípios como as relações psicológicas estabelecidas entre a música e o ser humano, a não utilização de recursos extramusicais no ensino musical, a ênfase da necessidade do trabalho prático antes do ensino musical propriamente dito e relação do ritmo, melodia e harmonia, com aspectos físicos sensoriais, afetivos e mentais.

( ) Ao perceber que o corpo deveria ser o primeiro instrumento musical a ser treinado, o autor buscou desenvolver um método que traduzisse a linguagem corporal em linguagem musical. Segundo ele, todos os elementos musicais poderiam ser experimentados e vivenciados através do movimento, pois acreditava que há um gesto para cada som e um som para cada gesto.

( ) Propôs uma metodologia com instrumental específico composto por instrumentos melódicos de percussão, com o objetivo central de integração dos elementos da linguagem falada, do ritmo, da canção e da dança. Em sua concepção, o processo de aprendizagem envolve cantar, movimentar-se, tocar, improvisar e compor. Todos são participantes, e não apenas ouvintes, no fazer musical.

( ) O objetivo do método proposto pelo autor é capacitar a criança a tocar com fluência a cada nível de aprendizagem. Sua proposta de “Educação para o talento” traz princípios como: motivação; alegria e autoconfiança; aprendizagem dentro do ritmo de cada um; imitação dos modelos que estão sempre disponíveis e identificação com os mestres.

( ) Desenvolveu um sistema de educação musical dirigida a todas as pessoas com a utilização da música folclórica de seu país de origem, ampla utilização da prática vocal em grupo, do treinamento auditivo e do solfejo.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Relacione CORRETAMENTE os períodos históricos da música ocidental com seus principais compositores.

Marque a alternativa que indica a sequência CORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis