Questões sobre Termos especiais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Termos especiais

Acerca da música nos períodos renascentista e barroco da história da música ocidental, julgue o item seguinte.


No Renascimento da música, a mistura das formas tradicionais trazidas do norte da Europa com a música dançante e improvisada que existia na Itália influenciou as formas e as características da música europeia do século XVI.

Julgue o item a seguir, relacionado à música na Grécia antiga e no período medieval da história da música ocidental. 


O Canto Gregoriano estabeleceu-se como um ritual da igreja católica no século VI sob o comando do papa Gregório I, sendo reconhecido como uma música sacra, polifônica e vocal, que se utiliza de passagens do evangelho como letra de suas melodias.

Julgue o item a seguir, relacionado à música na Grécia antiga e no período medieval da história da música ocidental. 


Apesar de a relação entre os sons musicais ter sido organizada na Grécia antiga por Aristóxenes e Pitágoras, os nomes das notas musicais e os princípios de sua notação, adotados atualmente, somente foram introduzidos no século XI pelo monge italiano Guido D’Arezzo.  

Como conceito primordial, Orff denominou o termo Música Elementar.

“O que é elementar? Elementar, em latim elementarius, quer dizer 'pertencente aos elementos, primeira matéria, primeiro princípio, relacionado ao princípio'. Prosseguindo, o que é música elementar? Música elementar jamais será unicamente música [...]” (ORFF apud BONA, p.140).


BONA, Melita. Carl Orff: Um compos itor em cena. In: MATEIRO, Teresa. ILARI, Beatriz (Org.). Pedagogias em educação musical. Curitiba: InterSaberes , 2012

Na abordagem Orff-Schulwerk, a música elementar compreende

Funga Alafia é uma canção do Oeste da África. Em tradução livre, a canção diz “Paz a você e a seus vizinhos. Amém, amém!”. Trata-se de “uma canção de ‘boas-vindas’ em que os gestos representam acolhimento, afetividade e confiança. Na parte inicial da música, ou seja, nas palavras ‘Funga alafia’, os brincantes colocam as mãos na testa e em seguida estendem os braços para a frente nas palavras ‘Axe, axe’. Na repetição das palavras ‘Funga alafia’, colocam as mãos nos lábios e, na expressão ‘axe, axe’, esticam os braços novamente para frente. Quando as crianças cantam pela terceira vez ‘Funga alafia’, colocam as mãos no coração e voltam a esticar os braços no ‘Axe, axe’. Para terminar, passam as mãos nos antebraços alternando lado direito e esquerdo no ‘Funga alafia’ e esticam os braços no ‘Axe, axe’ ”


LOUREIRO, Maris tela. TATIT, Ana. Brincadeiras Cantadas de cá e de lá. São Paulo: Editora Melhoramentos , 2013, p. 64-65


Pensando em desenvolvê-la em sala de aula e considerando contemplar de maneira ampla a perspectiva dos fazeres musicais propostos por Keith Swanwick (C(L)A(S)P,) podemos dizer que seria mais interessante

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis