Questões sobre Termos especiais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Termos especiais

"Rhythm and Poetry”, o Rap, é conhecido por um ritmo marcante e rimas poéticas. Um gênero musical de caráter emancipatório, eclodiu na década de 70 em bairros pobres da cidade de Nova York, nos Estados Unidos, criado por jovens negros e hispânicos que lá viviam. O Rap faz parte e ajudou a impulsionar um movimento de resistência importante nos grandes centros mundiais, o qual foi chamado de

"Quando observamos uma pintura ou uma escultura (artes visuais, no espaço) temos sempre a globalidade da obra diante de nós. Em música (arte no tempo) só se apreende a totalidade de uma obra quando se ouve a sua última nota. Esta é a grande dificuldade da audição musical: quando ouvimos uma música, não podemos ver a sua estrutura. Se a ouvimos pela primeira vez e não conhecemos os temas não poderemos, naturalmente, reconhecê-los.”

WUYTACK, Jos ; PALHEIROS, Graça Boal. Pedagogia Musical 2. Porto, Portugal: As soc iação Wuy tac k de pedagogia mus ical, 2014, p.34

Nesse sentido, a abordagem que preconiza o ouvir músicas, acompanhando-as com palavras e movimentos com intuito de desvelar sua estrutura, geralmente, apoiada por musicogramas é a 

“Trabalhando com um grupo de estudantes de música, ele propôs a realização de um jogo de improvisação que tinha como critério a transformação da intensidade do som, sugestão que gerou reações de surpresa e estranhamento. O crescendo que conduziu o ambiente sonoro – do pianíssimo ao fortíssimo – produziu também o eclodir de sonora gargalhada. O professor, então, perguntou qual o motivo de tanto riso, ouvindo do grupo a resposta: ‘É a primeira vez que fazemos isso! Jamais havíamos sequer pensado nessa possibilidade’ ”.

BRITO, Teca Alencar. Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de mús ica, de educação. São Paulo: Peirópolis ; Edusp, 2015, p.111.


A alternativa que melhor representa a improvisação descrita por Koellreutter no livro de Brito (2015) é a

Ao trabalhar com músicas tradicionais indígenas em sala de aula, é fundamental promover o respeito à diversidade cultural e a valorização das tradições dos povos originários. O professor pode utilizar diversas estratégias para tornar esse aprendizado significativo, como a escuta atenta, a pesquisa sobre os instrumentos musicais e a análise das letras. A prática pedagógica mais adequada ao iniciar o ensino de músicas tradicionais indígenas, promovendo o respeito à cultura e à valorização da diversidade, é

#Questão 1127748 - Música, Termos especiais, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 43: Arte

Os sons ocorrem raríssimas vezes em seu formato puro. De forma geral, os sons comuns são compostos por um som fundamental, acompanhado de vários outros sons simples superpostos, com frequências que são múltiplos do som fundamental. Essas frequências que acompanham o som fundamental também são chamadas de ___________. A combinação dessas ondas superpostas permite ao ouvinte reconhecer ____________ da fonte sonora.

As palavras que completam, corretamente e respectivamente, as lacunas são: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis