Listagem de Questões sobre Geral
ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA.
No Barroco,
as inovações introduzidas pela "Escola de Veneza", juntamente com o desenvolvimento da Monodia e da Ópera em Florença, definem o fim da Renascença e o começo do Barroco musical
Andrea e Giovanni Gabrieli escreveram obras para múltiplos coros, grupos de metais, cordas e órgão. Estas obras estão dentre as primeiras, a incluir dinâmica e a específica instrumentação.
o termo Maneirismo é utilizado para descrever o estilo artístico, que se desenvolve na segunda metade do século XV.
o Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico-europeu de retomada de certas expressões da cultura medieval que, aproximadamente entre os anos de 1515 e 1610, constituíram manifesta reação contra os valores clássicos prestigiados pelo humanismo renascentista.
a textura da música barroca era, predominantemente, uma voz aguda ornamentada e um baixo firme. A coesão entre ambos ficava a cargo de uma harmonia discreta.
No Renascimento,
as composições eram escritas somente em partes individuais; partituras eram muito raras. Também não se usavam barras de compasso.
Música fitca refere-se à música litúrgica da Quaresma.
Musica ficta refere-se à alteração cromática de uma nota da escala modal em uso, numa determinada peça musical, para evitar, por exemplo, um trítono.
Giovanni Pierluigi da Palestrina representava a "Escola Romana", que primava pela clareza e inteligibilidade do texto cantado
ao final do século XVI, a música secular tende para maior complexidade e extremo cromatismo, por exemplo, com Lucas Marenzio e Carlos Gesualdo.
ocorreu o chamado período de ouro da polifonia
a música vocal cede lugar à música instrumental de Câmara.
os principais gêneros puramente instrumentais incluíam: toccata, ricercare, canzona e as danças (pavane, galliarda, basse dance e allemande).
os principais gêneros litúrgicos incluíam Missas, Motetos, Madrigais espirituais e Laudas.
os principais gêneros vocais seculares incluíam: Madrigal, Frottola e Chanson.
Reis e Príncipes, ricos mercadores e burgueses vivem faustosamente e protegem as artes.
a música assume um caráter de grandiosidade e opulência.
o gosto artístico perde-se em virtudes das inúmeras guerras.
a música escapa aos rígidos cânones da Igreja.
a arte representa uma forma de afirmação do próprio homem.
Na Idade Média,
duas correntes musicais opostas, conquanto ambas vigorosas, irão se destacar: a vertente religiosa e a profana.
a vertente profana seguirá dois rumos: uma popular, outra aristocrática.
Minnesinger, Trouvères, Troubadours estão relacionados à música profana aristocrática.
os Menestréis estão relacionados à música profana popular. Eram músicos de origem plebéia, que prestavam diversos serviços a uma corte.
o Canto Gregoriano usa clave de dó, nas diferentes linhas, para cada voz do contraponto.
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