Listagem de Questões sobre Geral
ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA.
Na música moderna e pós-moderna,
o nacionalismo difere daquele do século XIX, por exemplo, quando se estuda a verdadeira natureza da música, em vez de ignorar suas "irregularidades" e tentar enquadrá-la nas regras da música erudita.
a expansão da tonalidade foi um dos novos recursos utilizados pelos compositores.
Bartók foi um compositor que juntou elementos da música popular às técnicas mais complexas da música erudita.
com o "Pássaro de fogo", "Petrushka" e a "Sagração da primavera", Stravinsky consagrou o nacionalismo russo do século XX.
Bartók e Kodaly, Prokofiev e Glinka são os mais autênticos representantes do nacionalismo húngaro.
o termo "Impressionismo" caracteriza um movimento artístico. É derivado da obra de pintores franceses do final do século XIX, especialmente Impression, soleil levant, de Claude Monet
o uso de escalas de tons inteiros, de harmonia modal e de livre tratamento das dissonâncias, é observado na obra L'Après- Midi d'um Faune, marco inicial do impressionismo musical.
a grande variedade de estilos e técnicas, incluindo elementos do Jazz, fazem de Stravinsky o maior impressionista após Debussy.
a música de Debussy evoca a natureza, as sensações, a luz, a sombra e as cores.
Debussy introduz a música de forma livre, não pré-estabelecida. A estrutura ordena-se de acordo com o desenvolvimento da obra.
No Romantismo,
em direção oposta à dialética, o Romantismo retoma a filosofia renascentista.
a Sinfonia pode ser considerada uma Sonata para orquestra
a "música programática" tem, por contraparte, a "música absoluta", independente.
ao escrever a Sinfonia fantástica, Berlioz escreveu também um programa, embora tenha admitido, mais tarde, que sua leitura não seria indispensável ao público, que a música deveria despertar interesse no sentido puramente musical.
"Drama musical" é o desenvolvimento da Ópera em que música e teatro se combinam com continuidade ininterrupta, do começo ao fim de cada ato.
a continuidade deste período, em relação ao anterior, é mais fundamental que os contrastes entre eles.
diferentemente do clássico, o romântico ama a liberdade, o movimento, a paixão e a busca do inatingível.
o termo Sinfonia não pode ser utilizado para indicar uma obra qualquer para orquestra sinfônica.
o Poema Sinfônico é uma obra para orquestra sinfônica, embora não seja uma sinfonia.
a criação da Ópera Buffa Austríaca/Alemã é atribuída ao gênio de Mozart.
acentuaram-se as diferenças entre os estilos musicais nacionais, tendo o folclore passado a ser visto como expressão espontânea da alma nacional.
a música possui um cunho predominantemente lingüístico. Corresponde à evolução da harmonia, que, de lógica, torna-se psicológica; ao progresso dos timbres instrumentais e da arte poética da orquestração; à invasão da virtuosidade como afirmação de individualismo
há mais ampliação que eliminação das formas herdadas, mesmo onde o antiformalismo parece programático, como no Poema Sinfônico ou na literatura pianística de salão.
apesar do caráter sinfônico, Liszt não deu aos seus poemas sinfônicos o nome de sinfonia, provavelmente por serem breves e não se dividirem em Movimentos distintos, segundo a ordem convencional.
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