Listagem de Questões sobre Geral
ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA.
No Classicismo,
o texto: "...suprimir os excessos, confinar a música a sua função de servir à poesia, pôr à parte as convenções desgastadas da Ária DC e as variações ornamentais com as quais os cantores gostam de exibir seus dotes..." pode ser atribuído a Glück.
nas Óperas "Orfeu e Eurídice" e "Alceste", Glück assimilou a graça da Ópera italiana, a seriedade alemã e a magnificência imponente da tragédia lírica francesa.
a "Forma Sonata" é normalmente empregada como primeiro movimento de uma peça instrumental, Sonata, Concerto, Sinfonia.
o termo "Forma Sonata" está embutido na "Sonata", embora não sejam sinônimos.
os termos "Exposição", "Desenvolvimento" e "Reexposição" referem-se às sessões A B A´ de um "Rondó" ou "Divertimento".
ASSINALE APENAS A ALTERNATIVA INCORRETA. No Classicismo,
as freqüentes transições graduais de crescendo e diminuendo tornavam a música cada vez mais distante do nível de dinâmica uniforme e dos contrastes abruptos predominantes no estilo anterior.
o termo classicismo refere-se à atitude estética e aos princípios manifestados nas artes antigas da Grécia e de Roma.
a estética clássica se caracteriza pela ênfase na forma irregular, na rara simplicidade e na ausência de simetria.
o sistema tonal se estabelece definitivamente.
a técnica do "Baixo de Alberti" consiste em quebrar cada um dos acordes subjacentes em um padrão simples de notas curtas repetidas continuamente.
os termos "estilo galante", "rococó" e "pré-clássico" são sinônimos.
a música tem um cunho predominantemente formal e corresponde à fixação estrutural da sonata e da sinfonia modernas.
a música ideal deveria ter linguagem universal, ser nobre e agradável, sem complexidade técnica, capaz de cativar uma sensibilidade mediana.
na organização da escala, definiu-se o Sistema Tonal em substituição aos antigos modos renascentistas e medievais.
como um retorno à Antiguidade Clássica, os compositores clássicos usavam o antigo sistema modal grego.
No Barroco,
o Baixo contínuo era realizado por um instrumento harmônico: cravo, órgão ou alaúde.
o Baixo contínuo era escrito para um instrumento melódico grave, que dobrava a parte com um instrumento harmônico.
ao contrário do Renascimento, usavam-se somente vozes nas músicas de salão.
nos Motetos ou Madrigais a 4 ou mais vozes, o Baixo contínuo apenas reforçava as vozes já escritas.
o estilo concertato é a prática de se escrever partes distintas para vozes e instrumentos.
o termo barroco foi utilizado, no século XVIII, com sentido um pouco pejorativo.
o termo Barroco foi utilizado, na crítica da arte, no século XIX, para designar as tendências ostentosas e decorativas da pintura e arquitetura de seiscentos.
nas primeiras décadas do século XX, a palavra barroco passou da crítica da arte para a história da música, para designar o período que vai de finais do século XVI até cerca de 1750.
a linha do baixo ficava a cargo da viola de gamba, do cello ou do fagote e se denominava "Baixo de Alberti" .
a realização do baixo cifrado variava segundo a natureza da composição, o gosto e a perícia do intérprete. Dentro do quadro estabelecido pelo compositor, o intérprete podia improvisar à vontade.
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