Questões de Música do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música do ano 2007

Julgue os itens a seguir, relativos à metodologia em musicoterapia, sob o ponto de vista comparativo dos raciocínios desenvolvidos por K. Bruscia e Lia Rejane Barcellos.

I Improvisar, recriar, compor e ouvir música são considerados métodos de musicoterapia tanto para Bruscia quanto para Barcellos.

II Para Bruscia, um método é um tipo particular de experiência musical utilizada para avaliação diagnóstica, tratamento e(ou) avaliação.

III A metodologia da musicoterapia conta com diferentes conceitos para método, os quais tanto podem estar associados à aplicação de conjunto de regras, quanto podem referir-se ao tipo particular de experiência musical utilizada para diagnóstico, tratamento e(ou) avaliação em musicoterapia.

IV Bruscia e Barcellos comungam da mesma noção de modelo, aplicando-lhe os conhecimentos de psicoterapia sugeridos por Fiorini na prática clínica da musicoterapia e enriquecendo-a com situações específicas da prática musicoterapêutica.

V A utilização da metáfora das redes no campo das ciências humanas e sociais, no qual se inclui a musicoterapia, serve para a análise e a compreensão de processos ou fenômenos constituídos por interações complexas.

Estão certos apenas os itens

Segundo Marly Chagas, "a música contemporânea encontra-se na passagem da organização harmônica para o ruído eletrônico, na produção acelerada de timbres, no retorno do pulso e da repetição, na coexistência de um sem número de estilos, propostas e desempenhos. Tanto a música quanto a sociedade estão pedindo novos parâmetros de ensinamento, demanda que repercute sobre todas as concepções vigentes e periclitantes de arte, ética, política".

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os seguintes itens.

I A grande mudança de fundo na percepção das ciências é a substituição do paradigma reducionista — em que as questões práticas transbordam o perímetro das disciplinas — pelo paradigma complexo — que promove a abertura para além das disciplinas, abrindo o seu foco para a possibilidade da interdisciplinaridade.

II A musicoterapia é, ela mesma, exemplo de um novo paradigma científico. A musicoterapia e os musicoterapeutas são situações exemplares desse novo paradigma, somente conseguindo existir e ter espaço no campo das investigações acadêmicas porque a própria ciência, com a crise de seus paradigmas, os inclui como possibilidade de pensar o mundo no novo paradigma da complexidade.

III Na evolução do pensamento científico, as inovações resultam da possibilidade de incorporação desta ou daquela dimensão nova da realidade, do desenvolvimento de tecnologias cada vez mais sofisticadas e da existência das próprias especializações e interdisciplinaridades.

IV A vida, o destino, a liberdade e a espontaneidade repetem, na ciência contemporânea, o mesmo conjunto de temas encontrados na ciência clássica.

Estão certos apenas os itens

Julgue os itens abaixo, relativos à musicoterapia.

I Musicoterapia é um processo por meio do qual o terapeuta ajuda o paciente a melhorar, manter ou restaurar um estado de bem-estar, utilizando experiências musicais e as relações que se desenvolvem por meio delas como forças dinâmicas de mudança.

II Musicoterapia é a utilização da música e(ou) dos seus elementos integrantes como objetivo intermediário de uma relação que permite o desenvolvimento de um processo artístico, mobilizando tendências culturais inatas em um indivíduo com o propósito de realçar sua cultura de origem, além de mensurar e classificar os aspectos de sua integração/reintegração no ambiente sociocultural.

III Musicoterapia é a ciência que utiliza elementos sonororítmico- musicais no tratamento, na reeducação, na reabilitação e na recuperação de indivíduos portadores das mais diversas patologias ou ainda na área preventiva, procurando estabelecer uma relação de equilíbrio entre as três áreas da conduta humana: mente, corpo e mundo externo.

IV A musicoterapia surge, no contexto científico, como uma nova abordagem terapêutica, cujo interesse se volta para as evoluções, as crises e as instabilidades.

V A musicoterapia é um campo do conhecimento que apresenta diversas formas de integração de saberes. Conjugando outros campos de saber, elaborando sínteses e construindo um novo conhecimento, a musicoterapia é um exemplo de um híbrido interdisciplinar.

A quantidade de itens certos é igual a

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual das afirmativas abaixo se relaciona corretamente à idéia da música como um produto cultural e histórico?

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Escuta, envolvimento e compreensão são domínios de uma apreciação significativa, porque:

1) favorecem a percepção e a identificação de elementos da linguagem musical.

2) oportunizam a discussão sobre os elementos da linguagem musical, de instrumentos e materiais sonoros.

3) restringem as relações, a reflexão e explicitação de reações sensoriais e emocionais relacionadas à obra musical.

O correto está em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis