Questões de Música do ano 2007

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Listagem de Questões de Música do ano 2007

Assinale a opção correta acerca de som e música.

Julgue os seguintes itens, acerca da área de atuação do musicoterapeuta.

I Em face da qualificação técnica que possuem, os musicoterapeutas não precisam restringir o seu campo de atuação à clínica tradicional, podendo ampliar seu trabalho a outros campos.

II É necessário delimitar-se a musicoterapia ao seu papel fixo, que está restrito à atuação clínica.

III Embora os campos de atuação da musicoterapia sejam bastante amplos, não se justifica a inclusão da musicoterapia médica entre as propostas de atuação para o musicoterapeuta.

IV Hospitais, creches, maternidades, sociedades como narcóticos e alcoólicos anônimos e escolas são novos espaços para a implantação do ofício de musicoterapeuta.

V A musicoterapia poderá vir a contribuir valiosamente para o tratamento paliativo.

Estão certos apenas os itens

Assinale a opção correta no que se refere à atuação do musicoterapeuta e à importância da música na psicologia.

Assinale a opção correta acerca de música e musicoterapia.

Julgue os próximos itens, acerca das relações estabelecidas na musicoterapia.

I Na etapa da testificação musical, o paciente se desvela por meio de manifestações corporal, sonora e musical, abrindo possibilidades para o estabelecimento do vínculo terapêutico.

II As relações que emergem na musicoterapia são multifacetadas, podendo se apresentar de formas variadas: relações intra e interpessoais, relações intra e intermusicais, relações socioculturais e relações ambientais.

III O "tecido musical" comporta o modelo tripartido de Molino para atender às dimensões da produção musical que emerge em uma sessão musicoterápica, por envolver tanto a obra, como quem a fez (paciente) e, ainda, quem a está escutando (musicoterapeuta).

IV A compreensão da dinâmica das relações musicais e não-musicais existentes no fazer musicoterápico restringe-se à capacidade do musicoterapeuta de perceber os elementos musicais contidos na produção ou na reprodução musical de um paciente: altura, intensidade, timbre, compasso e todos aqueles que formam o tecido musical.

V A produção sonora, quando registrada em partitura — contando com textos sobre a pauta, bem como com a indicação de alguns movimentos corporais que acompanham as sonoridades —, permite ao musicoterapeuta situar-se diante das recursividades presentes no momento da criação sonora no setting.

A quantidade de itens certos é igual a

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