Questões de Música

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Música

O desenvolvimento de habilidades de criação em música é uma oportunidade de diálogo entre os conhecimentos adquiridos e a expressão humana. A criação pode compreender habilidades diversificadas entre si. Dentre as possibilidades para trabalhar a criação musical, estão

“Trabalhando com um grupo de estudantes de música, ele propôs a realização de um jogo de improvisação que tinha como critério a transformação da intensidade do som, sugestão que gerou reações de surpresa e estranhamento. O crescendo que conduziu o ambiente sonoro – do pianíssimo ao fortíssimo – produziu também o eclodir de sonora gargalhada. O professor, então, perguntou qual o motivo de tanto riso, ouvindo do grupo a resposta: ‘É a primeira vez que fazemos isso! Jamais havíamos sequer pensado nessa possibilidade’ ”.

BRITO, Teca Alencar. Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de mús ica, de educação. São Paulo: Peirópolis ; Edusp, 2015, p.111.


A alternativa que melhor representa a improvisação descrita por Koellreutter no livro de Brito (2015) é a

Ao trabalhar com músicas tradicionais indígenas em sala de aula, é fundamental promover o respeito à diversidade cultural e a valorização das tradições dos povos originários. O professor pode utilizar diversas estratégias para tornar esse aprendizado significativo, como a escuta atenta, a pesquisa sobre os instrumentos musicais e a análise das letras. A prática pedagógica mais adequada ao iniciar o ensino de músicas tradicionais indígenas, promovendo o respeito à cultura e à valorização da diversidade, é

#Questão 1127746 - Música, Graus da escala, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 43: Arte

A onda sonora principal que se transforma em um som audível não ocorre em formato puro; ela vem acompanhada por uma série de vibrações secundárias, proporcionais a ela.
Como é chamado o conjunto de sons formados por uma sequência de múltiplos inteiros que acompanha uma onda sonora principal?

#Questão 1127747 - Música, Clave, IF SU, 2025, IF Sul Rio-Grandense, Professor EBTT - Área 43: Arte

O termo clave vem do latim e significa chave. Ela corresponde a um sinal grafado no início da pauta musical que indica a posição das notas no pentagrama.
Com base nisso, considere as afirmações a seguir, marcando V, para as sequências verdadeiras, e F, para as falsas.

( ) A clave de dó pode ser escrita na primeira, segunda, terceira ou quarta linhas. Entretanto, sua forma mais utilizada é na quinta linha.
( ) A clave de fá pode ser utilizada na terceira ou na quarta linha. É usada para instrumentos mais graves, como contrabaixo, violoncelo e fagote.
( ) A clave de sol marca esta nota na segunda linha. Ela é utilizada para sons mais agudos. É usada para instrumentos como violino, flauta, oboé e para a maioria das vozes no canto.
( ) A clave de dó na terceira linha também é conhecida como clave de viola, pois é encontrada principalmente em partituras para este instrumento.
( ) O uso da pauta musical indica a altura relativa dos sons. Nesse tipo de grafia musical, é possível compreender a altura exata das notas mesmo sem o uso de claves.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis