Listagem de Questões sobre Geral
A construção e o funcionamento da barragem de Sobradinho, no Vale do São Francisco, foram objeto de avaliação de diversos setores da sociedade que ressaltam principalmente seus efeitos socioeconômicos negativos. A organização sindical dos trabalhadores rurais representou um dos setores que apresentaram um rol de itens sobre os efeitos negativos da construção. Dentre os itens mais enfatizados pela organização sindical, NÃO se pode(m) citar
ocorrência de enchentes extemporâneas atribuída à obra da barragem.
valores das indenizações pagas aos trabalhadores rurais da área atingida.
deficiência na coordenação da operação da represa com a de Três Marias.
fixação de grande parte dos trabalhadores em periferias urbanas da região.
execução plena de um plano de realocação para a população rural afetada.
Considerando os povos indígenas que sofrem impacto socioeconômico decorrente da construção de reservatórios e da passagem de linhas de transmissão de energia, associe as usinas hidrelétricas e os povos indígenas por elas mais diretamente atingidos, enumerando a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
A ordem correta dos números da 2ª coluna, de cima para baixo, é
1 - 1 - 2 - 1
1 - 2 - 2 - 1
1 - 1 - 2 - 2
2- 2 - 1 - 1
2 - 2 - 1 - 2
Examine o Mapa I sobre a proporção de solos e de superfícies ociosos, comparando-o com o Mapa II sobre a proporção dos ocupantes sem título entre os responsáveis pelos estabelecimentos.
A associação entre as condições do território, consideradas as maiores proporções expressas nos Mapas I e II, permite identificar como sua consequência mais direta e explícita o processo de
conflitos fundiários, no Nordeste.
migração de retorno, no Nordeste.
irrigação do semiárido, no Nordeste.
frentes agrícolas, no Centro-Oeste.
monopolização da terra, no Centro-Oeste.
A situação do setor elétrico da Região Norte do Brasil, com baixa qualidade na oferta, ineficiente do ponto de vista econômico financeiro e com um número expressivo de excluídos, apresenta-se, ainda, como um entrave ao desenvolvimento regional. Indica-se, como metodologia adequada para o planejamento do atendimento das demandas de energia elétrica, o Planejamento Integrado de Recursos (PIR), para o qual são apresentadas as seguintes características:
I – os programas de eficiência energética são considerados recursos e os custos ambientais quantificáveis são considerados custos econômicos.
II – as fontes de suprimento podem ser propriedade da concessionária, de outras concessionárias, mas deve-se evitar que sejam propriedade de produtores independentes ou de consumidores.
III – os critérios de seleção dos recursos incluem preço da eletricidade, situação financeira das concessionárias, redução de riscos e incertezas, qualidade ambiental e diversificação de fontes de energia.
Com relação ao PIR, está(ao) correta(s) a(s) característica(s):
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
No contexto da avaliação de impacto ambiental, é necessário construir uma estrutura em que planejadores selecionem critérios e metodologias claramente expressos. O primeiro passo da metodologia é identificar o tipo de dano e o agente causador, enquadrando-se em conceitos adequados de ação humana, processo natural e impacto ambiental. Considerando-se a relação entre os conceitos mencionados, é um exemplo de impacto ambiental a
erosão de margens fluviais.
ocupação desordenada de encostas.
mineração e terraplanagem.
enchente urbana.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}