Questões Gerais de Meio Ambiente

Pesquise mais Questões Gerais de Meio Ambiente abaixo,

Questões de Meio Ambiente Geral
Ano: 2016, Banca: , Concurso: Prefeitura de Santa Cecília - SC, Cargo: Fiscal de Vigilância Ambiental

A degradação dos solos está estritamente relacionada ao assoreamento de corpos hídricos, portanto a adoção de práticas conservacionistas é muito importante para a agropecuária. Assinale a alternativa correta sobre o tema acima:

  • A. A compactação superficial dos solos pode promover o aumento dos casos de enxurrada e consequente deposição de sedimentos em rios e reservatórios.
  • B. O estabelecimento de terraços de base estreita promove o maior acúmulo de água nos solos e prejudica o abastecimento dos aquíferos naturais.
  • C. O impacto direto das gotas de chuva no solo favorecem a desagregação das partículas, o que ajuda na diminuição da compactação superficial.
  • D. O material de origem do solo não exerce influência sobre risco de erosão deste.
Sua resposta é:
Questões de Meio Ambiente Geral
Ano: 2016, Banca: , Concurso: Prefeitura de Santa Cecília - SC, Cargo: Fiscal de Vigilância Ambiental

Os efluentes provenientes de sistemas de criação animal possuem um grande potencial em causar a eutrofização de corpos hídricos. Assinale a alternativa sobre o tratamento resíduos provenientes desses sistemas:

  • A. O excesso de nutrientes presentes na matéria orgânica proveniente dos sistemas de criação intensivos leva ao rápido consumo do oxigênio dos corpos hídricos e ocasiona o aumento da atividade de organismos anaeróbios.
  • B. Os resíduos sólidos provenientes desses sistemas podem ser utilizados como fertilizantes agrícolas, porém os resíduos líquidos não apresentam utilidade para esse fim.
  • C. A utilização de biodigestores é inviável no Brasil, pois o custo de transporte da energia é muito caro e não existem alternativas de uso para os gases produzidos, nas operações das granjas.
  • D. O uso de adubos químicos tornou os estercos animais obsoletos, portanto estes não possuem mais utilidade para a agricultura e devem ser preferencialmente enterrados.
Sua resposta é:
Questões de Meio Ambiente Geral
Ano: 2016, Banca: , Concurso: Prefeitura de Santa Cecília - SC, Cargo: Fiscal de Vigilância Ambiental

A preservação de matas ciliares nas bordas de rios e reservatórios é extremamente relevante para a conservação dos recursos hídricos. Assinale a alternativa correta a respeito do tema descrito acima:

  • A. Os solos arenosos possuem menor risco de sofrer processos erosivos, portanto as políticas de preservação de matas ciliares devem priorizar as regiões de solos argilosos.
  • B. A eutrofização de corpos hídricos causada pelo excesso de fósforo é recorrente nas áreas rurais brasileiras. Tal fato ocorre pelo excesso de fósforo aplicado na agricultura, aliado aos altos teores desse nutriente encontrado de forma natural na maioria dos solos brasileiros.
  • C. A preservação dos cursos hídricos e das matas ciliares são estratégias importantes para evitar as enxurradas nos centros urbanos.
  • D. O carreamento de sedimentos em rios de pequena vazão possui efeito insignificante sobre o assoreamento de lagos no longo prazo.
Sua resposta é:
Questões de Meio Ambiente Geral
Ano: 2016, Banca: , Concurso: Prefeitura de Santa Cecília - SC, Cargo: Fiscal de Vigilância Ambiental

A deposição de sedimentos no fundo das represas causa impactos sérios sobre a capacidade do reservatório e sobre a preservação da fauna aquática. Assinale a alternativa correta sobre o tema relatado acima:

  • A. O assoreamento de rios causa um impacto negativo na bacia hidrográfica ao reduzir a velocidade e aumentar a vazão dos rios, causando enchentes mais frequentes.
  • B. A redução da velocidade da água proporcionada pelo represamento favorece a sedimentação de partículas de areia, porém o mesmo não ocorre com as partículas da fração argila.
  • C. Os sedimentos orgânicos são sempre os primeiros a sofrer a deposição no fundo das represas.
  • D. A topografia e a ocorrência de chuvas intensas possuem uma correlação positiva em relação ao assoreamento de reservatórios.
Sua resposta é:
Questões de Meio Ambiente Geral
Ano: 2016, Banca: , Concurso: Prefeitura de Santa Cecília - SC, Cargo: Fiscal de Vigilância Ambiental

Assinale a alternativa correta levando em consideração as etapas de remoção e degradação do lodo orgânico em unidades de tratamento de efluentes.

  • A. A adição de ar em sistemas de degradação aeróbia é altamente prejudicial, razão pela qual esse processo deve ser realizado em ambientes hermeticamente fechados.
  • B. O lodo possui alto teor de água, porém esta não pode ser aproveitada para o uso em centros urbanos, devendo ser descartada junto com os resíduos sólidos logo após a decantação.
  • C. O uso de agentes químicos para tratamento do lodo o torna inútil para a produção de fertilizantes.
  • D. A fase de degradação anaeróbia tem função importante na eliminação de organismos patogênicos.
Sua resposta é:
Questões de Meio Ambiente Geral
Ano: 2016, Banca: , Concurso: Prefeitura de Santa Cecília - SC, Cargo: Fiscal de Vigilância Ambiental

O tratamento de efluentes é uma atividade necessária para evitar a eutrofização de corpos hídricos. Assinale a alternativa correta a respeito dos processos que compreendem o tratamento da água:

  • A. Durante a etapa de deposição de sedimentos, a matéria orgânica é depositada no fundo do tanque antes da areia, pois a primeira é mais densa que a segunda.
  • B. A floculação consiste na adição de produtos químicos que promovem a agregação de partículas sólidas que se depositam no fundo do tanque, facilitando a sua remoção.
  • C. Durante a etapa de decantação a água deve ser submetida a altas velocidades para facilitar a filtração nos processos seguintes.
  • D. A etapa de aeração deve ser evitada no tratamen pois ela é uma potencial emissora de gás carbônica para a atmosfera, o que acelera o processo do aquecimento global.
Sua resposta é:
Questões de Meio Ambiente Geral
Ano: 2016, Banca: , Concurso: Prefeitura de Santa Cecília - SC, Cargo: Fiscal de Vigilância Ambiental

As bombas centrífugas são componentes responsáveis pela sucção de líquidos através da energia mecânica gerada pelos rotores. Esses sistemas podem ser utilizados tanto na captação de água para o consumo quanto para o tratamento de efluentes. Assinale a alternativa correta:

  • A. Os rotores fechados são ideais para a captação de efluentes com partículas sólidas em abundância, pois raramente apresentam problemas com entupimento e são mais eficientes.
  • B. A instalação de filtros na tubulação de sucção desempenha um papel fundamental no prolongamento da vida útil do sistema hidráulico.
  • C. A captação da água deve ser feita próxima a superfície dos reservatórios, pois a injeção de durante a sucção auxilia na velocidade de escoamento e evita o gasto de energia desnecessário pela bomba.
  • D. Os rotores abertos conferem melhor rendimento energético do que os rotores fechados.
Sua resposta é:

O meio rural contemporâneo caracteriza-se pela presença de pelo menos dois modelos de desenvolvimento. Muitas regiões do estado têm presenciado a coexistência de ambos os modelos, os quais mobilizam recursos, atores e redes sociais diferenciadas. Enquanto a produção de commodities agrícolas vincula agricultores a cooperativas e empresas agropecuárias, que por sua vez conectam-se a atores globais agindo à distância, a emergência de novas formas de produção e de inserção mercantil ocorre, geralmente, a partir das relações entre agricultores e atores locais. Ocorrendo, notadamente, a partir da lógica da formação de cadeias curtas e redes alternativas. De acordo com “Estratégias da transição: práticas e processos de diversificação produtiva na agricultura familiar de Salvador das Missões/RS”, quais são os dois modelos de desenvolvimento mencionados pela referência?

  • A. Modelo produtivista, de escala, denominado Agronegócio, e outro relacionado ao uso de alta tecnologia, denominado de Agricultura de precisão.
  • B. Modelo produtivista de comoditie e outro modelo de desenvolvimento associado à ideia de uma agricultura orgânica, mesmo que de baixa produtividade.
  • C. Modelo produtivista de comoditie e outro associado a uma lógica pós-produtivista fundada na ampla diversidade de atividades agrícolas e não agrícolas.
  • D. Modelo produtivista monocultural e outro voltado ao uso de sistemas de integração lavoura e pecuária.
  • E. Modelo produtivista, de escala, denominado Agronegócio, e outro modelo fundamentado na agroindustrialização da produção.
Sua resposta é:
Questões de Meio Ambiente Geral
Ano: 2016, Banca: CONSULPLAN, Concurso: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES, Cargo: Fiscal do Meio Ambiente

Em relação aos agrotóxicos e seus afins, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Entende-se por agrotóxicos e afins os produtos e os agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas, e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos ou substâncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento.

( ) Só poderão ser produzidos, exportados, importados, comercializados e utilizados, se previamente registrados em órgão federal, de acordo com as diretrizes e exigências dos órgãos federais responsáveis pelos setores da saúde, do meio ambiente e da agricultura.

( ) As embalagens vazias de agrotóxicos e afins não apresentam riscos de poluição podendo, dessa forma, serem descartadas em lixo comum sem nenhum tratamento.

( ) Entende-se por componentes os princípios ativos, os produtos técnicos, suas matérias-primas, os ingredientes inertes e aditivos usados na fabricação de agrotóxicos e afins.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, V.
  • C. F, F, V, V.
  • D. V, V, F, F.
Sua resposta é:
Questões de Meio Ambiente Geral
Ano: 2016, Banca: CONSULPLAN, Concurso: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES, Cargo: Fiscal do Meio Ambiente

Há uma grande discussão atualmente em voga para que as sociedades e os governos se conscientizem e diminuam a emissão dos gases do efeito estufa. Entre as práticas a seguir mencionadas, assinale aquela que pode ser considerada totalmente limpa no sentido de não emitir poluentes na atmosfera.

  • A. Atividade pecuária.
  • B. Queima de combustíveis fósseis.
  • C. Construção de aterros sanitários.
  • D. Utilização de energia solar para aquecimento da água e geração de energia elétrica.
Sua resposta é: