Questões de Medicina da UFMT

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da UFMT

A diarreia aguda é definida como a eliminação súbita de fezes de conteúdo líquido acima do habitual, associada, em geral, a aumento do número de evacuações. Já a diarreia crônica é conceituada como a que se estende por período superior a 30 dias ou pela frequência de 3 ou mais episódios de curta duração em intervalo inferior a 2 meses. Em relação a esse tema, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O mecanismo secretor ocorre quando há aumento da secreção ativa de ânions, especialmente Cl- e HCO3 - pelas células das criptas do intestino delgado. O exemplo clássico desse tipo de diarreia é a induzida por enterotoxinas bacterianas.

( ) A Escherichia coli enteropatogênica (ECEP) se adere às microvilosidades intestinais e as destroem, levando à atrofia vilositária, inflamação da lâmina própria e má absorção de água e eletrólitos e de nutrientes. É um importante agente causador de diarreia em crianças menores de 2 anos de idade e tem sido responsabilizada por surtos epidêmicos de diarreia em berçários. É uma infecção rara em crianças em aleitamento materno.

( ) A OMS recomenda a suplementação de zinco, pois reduz a gravidade da diarreia, apesar de não alterar a duração da mesma em crianças menores de 5 anos de idade.

( ) A avaliação laboratorial das diarreias crônicas inclui diversas provas, dentre elas as provas de absorção de nutrientes. Outros testes envolvem as dosagens de anticorpos anti-gliadina e anti-endomísio (IgG e IgM), melhores testes disponíveis para diagnóstico da doença celíaca dada a alta sensibilidade e especificidade e dosagem de cloro no suor em três amostras, sendo diagnóstico de fibrose cística concentrações de cloro superiores a 60 mEq/L.

Assinale a sequência correta.

Sarampo, rubéola, varicela, dentre outras são doenças exantemáticas próprias da infância. Quanto às doenças exantemáticas, assinale a assertiva correta.

A Glomerulonefrite difusa aguda pós-estreptocócica (GNDA) é uma doença aguda de base imunológica que se caracteriza por um processo inflamatório, não supurativo, em todos os glomérulos de ambos os rins, sendo considerada, junto com a febre reumática, sequela tardia da infecção por cepas nefritogênicas de Streptococcus pyogenes. Em relação à GNDA, assinale a assertiva correta.

Quanto às infecções de vias aéreas superiores, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A laringotraqueobronquite é geralmente causada pelo vírus parainfluenza 1, 2 e 3, mas esporadicamente pode ter como etiologia o Mycoplasma pneumoniae, e os casos se apresentam com febre e tosse com estridor intermitente.

( ) O período de incubação do resfriado comum causado pelo rinovírus ou coronavírus é mais curto que o causado pelo vírus sincicial respiratório, sendo de 2 e 5 dias, respectivamente. Os pacientes iniciam quadro de congestão nasal, rinorreia e congestão em orofaringe. Os sintomas se mantém por 5 dias em metade dos casos.

( ) A faringite estreptocócica tem pico de incidência entre 2 e 8 anos de idade e caracteriza-se por eritema faríngeo com exsudato, adenomegalia cervical, petéquias no palato e hipertrofia amigdaliana.

( ) Os agentes etiológicos mais importantes de otite média aguda na criança são: Streptococcus pneumoniae; Haemophilus influenzae não tipável e Staphylococcus aureus.

Assinale a sequência correta.

Na alimentação da criança no 1º ano de vida, são necessárias complementações, como ferro e algumas vitaminas, tendo em vista a baixa concentração no leite materno e nos alimentos. Em relação à vitamina D, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) São fontes de vitamina D a sardinha enlatada, atum, salmão, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado de boi e as fórmulas lácteas fortificadas.

( ) A quantidade de vitamina D em 1 litro de leite materno é de 20 a 40 UI e na mesma quantidade de leite de vaca é 40 UI.

( ) São considerados grupos de risco para hipovitaminose D os hepatopatas e nefropatas crônicos, obesos, prematuros, celíacos, pacientes com fibrose cística, doença inflamatória intestinal e pacientes que usam medicamentos como os anticonvulsivantes.

( ) No estágio III da hipovitaminose D, os níveis séricos de cálcio e fósforo estão reduzidos, assim como os níveis séricos de fosfatase alcalina e do paratormônio (PTH).

( ) O Ministério da Saúde recomenda doses profiláticas diárias de vitamina D iniciando-se aos 4 meses de idade até os 2 anos de vida.

Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis