A diarreia aguda é definida como a eliminação súbita de f...

A diarreia aguda é definida como a eliminação súbita de fezes de conteúdo líquido acima do habitual, associada, em geral, a aumento do número de evacuações. Já a diarreia crônica é conceituada como a que se estende por período superior a 30 dias ou pela frequência de 3 ou mais episódios de curta duração em intervalo inferior a 2 meses. Em relação a esse tema, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O mecanismo secretor ocorre quando há aumento da secreção ativa de ânions, especialmente Cl- e HCO3 - pelas células das criptas do intestino delgado. O exemplo clássico desse tipo de diarreia é a induzida por enterotoxinas bacterianas.

( ) A Escherichia coli enteropatogênica (ECEP) se adere às microvilosidades intestinais e as destroem, levando à atrofia vilositária, inflamação da lâmina própria e má absorção de água e eletrólitos e de nutrientes. É um importante agente causador de diarreia em crianças menores de 2 anos de idade e tem sido responsabilizada por surtos epidêmicos de diarreia em berçários. É uma infecção rara em crianças em aleitamento materno.

( ) A OMS recomenda a suplementação de zinco, pois reduz a gravidade da diarreia, apesar de não alterar a duração da mesma em crianças menores de 5 anos de idade.

( ) A avaliação laboratorial das diarreias crônicas inclui diversas provas, dentre elas as provas de absorção de nutrientes. Outros testes envolvem as dosagens de anticorpos anti-gliadina e anti-endomísio (IgG e IgM), melhores testes disponíveis para diagnóstico da doença celíaca dada a alta sensibilidade e especificidade e dosagem de cloro no suor em três amostras, sendo diagnóstico de fibrose cística concentrações de cloro superiores a 60 mEq/L.

Assinale a sequência correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis