Questões de Medicina da UFES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da UFES

Paciente de 32 anos, feminina, branca, apresentou fraqueza muscular progressiva nos quatros membros, parestesia, turvação da visão, diminuição do olfato, diplopia e ataxia. No exame neurológico observou-se alteração de sensibilidade e de força em membros inferiores e superiores, sinais de comprometimento cerebelar. Por meio do exame oftalmológico confirmou-se neurite óptica. Os exames laboratoriais indicaram: A dosagem de vitamina B12 foi normal, VDRL negativo, anti HTLV-1 não reagente, anticorpo anti DNA negativo, Proteína C Reativa normal, velocidade de hemossedimentação normal. A primeira hipótese de diagnóstico é:

Há, atualmente, uma preocupação constante com os valores de vitamina D apresentados pelos sujeitos. É necessário que o médico avalie os pacientes que apresentam alterações nos níveis de vitamina D, a fim de orientar condutas. NÃO é necessário considerar quando do tratamento de pacientes com níveis alterados de vitamina D:

Paciente de 23 anos, feminina, parda, queixa-se de fadiga e baixa tolerância aos esforços. O hemograma demonstra hemoglobina 9,8 g/dL, hematócrito a 32% e volume corpuscular médio 85 fL. Durante o exame físico, foi observada uma úlcera de perna esquerda, em região tibial anterior, de dois centímetros, além de várias cicatrizes de lesões antigas. Após realização de uma ultrassonografia abdominal, observou-se a inexistência de baço, embora não houvesse história de esplenectomia. Considerando essas informações, a primeira hipótese de diagnóstico é:

Paciente feminina, de 53 anos, diabética, apresentou um quadro clinico de tosse, febre e mal estar e fez uso de iboprufeno, sem prescrição médica. Houve piora em seu quadro e por isso foi internada no Hospital Geral. Lá, apresentou exames laboratoriais realizados duas semanas antes, nos quais foi possível observar que o valor da creatinina era de 0,67 mg/dL. Foi diagnosticada com pneumonia comunitária, para qual foi prescrita cefalosporina de terceira geração. No terceiro dia de antibioticoterapia, foi realizado novo exame laboratorial que indicou aumento do valor de creatinina para 1,4 mg/dL. A partir desse histórico, é CORRETO afirmar:

Paciente masculino, de 68 anos, branco, portador de Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus tipo 2, é admitido no Pronto socorro com febre alta aferida de início há 3 dias, dor em membro inferior esquerdo, com calor, rubor e edema no local da dor. Na hemocultura, coletada no dia da internação, cresceu Staphylococcus epidermidis. Sobre o Staphylococcus, é INCORRETO afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis