Questões de Medicina da SOLER

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da SOLER

Ao avaliar um paciente com dependência de opiáceos que cometeu um crime, o psiquiatra conclui que ele é inimputável por ser inteiramente incapaz de determinação. A função psíquica prejudicada neste caso é:

Paciente do sexo feminino, 68 anos de idade, apresenta humor depressivo após a morte súbita e imprevista de seu marido. Relata dificuldade para dormir, perda de peso de 8 kg no último mês, crises de choro e culpa profunda por ele ter morrido antes dela. Nesses últimos dias, tem a certeza de que seu corpo está literalmente em decomposição. Admite ver o rosto do marido durante o dia, além de ouvir a voz dele dizendo-se para se matar e juntar-se a ele. Nega uso de álcool ou outras drogas. Sem história psiquiátrica anterior. A primeira hipótese diagnóstica é:

Paciente do sexo feminino, 61 anos, aposentada. Há 1,5 anos, começou a apresentar apatia crescente, perseveração de frases e idéias. Há 8 meses, iniciou quadro de piora para falar, com redução da produção verbal, latência aumentada para resposta, bradilalia. Não tem interesse na realização das tarefas domésticas e, ao mesmo tempo, apresenta traços obsessivos relacionados à limpeza de certos móveis. Descuido da higiene pessoal, exibindo hiperoralidade com preferência por alimentos doces, além de manipular o conteúdo das lixeiras, recolhendo restos de comida e consumindo-os. Dá gargalhadas sem motivos. Nos últimos dias, evoluiu com incontinência urinária e fecal, com redução da produção verbal. Família nega diabetes melitus ou doença coronariana. Sorologias para Lues, HIV e hepatites virais negativas. HAS controlada por atenolol e hidroclorotiazida. Tomando por base os dados acima, a hipótese diagnóstica mais provável é:

Paciente de 17 anos, sexo masculino, vem apresentando pensamentos intrusivos com conteúdos agressivos e religiosos. Tais pensamentos lhe causam intensa ansiedade. Numa tentativa de neutralizá-los, desenvolveu alguns rituais compulsivos, como tocar com a outra mão tudo que toca antes e contar mentalmente. Sua família só percebeu os rituais com o agravamento dos tiques motores. Após 4 meses de tratamento com Sertralina 200 mg/dia, houve melhora dos sintomas, porém os tiques persistiram. A conduta farmacológica preconizada é associar:

O lítio é o medicamento de primeira escolha para todas as fases do transtorno bipolar, episódios de mania aguda e depressivos agudos, além de apresentar eficácia profilática comprovada na fase de manutenção. Também é eficaz na redução do risco de suicídio, como potencializador da ação de antidepressivos, e de mortalidade por todas as causas em pacientes com transtorno do humor. Com relação ao lítio, é INCORRETO afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis