Questões de Medicina da QUADRIX

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da QUADRIX

Quanto à hemovigilância do paciente transfundido, julgue os seguintes itens. A púrpura pós-transfusional caracteriza-se pela ocorrência de trombocitopenia no receptor (queda da contagem plaquetária para níveis inferiores a 20% da contagem pré-transfusional), de cinco a doze dias após a transfusão de sangue, e presença de anticorpo antiplaquetário no receptor.

Quanto à hemovigilância do paciente transfundido, julgue os seguintes itens. A reação febril não hemolítica caracteriza-se pela presença de febre (temperatura ≥ 38 ºC), com aumento de pelo menos 1 ºC em relação ao valor pré-transfusional, e(ou) tremores e calafrios, durante a transfusão ou até quatro horas após, e ausência de outras causas que expliquem a elevação da temperatura. Já na reação por contaminação bacteriana, a elevação da temperatura pode ocorrer durante a transfusão ou até seis horas após.

Os testes imuno-hematológicos fazem parte da rotina laboratorial de uma unidade de hemoterapia/agência transfusional e englobam tanto a qualificação do sangue do doador quanto a do receptor, sendo de vital importância na segurança transfusional do paciente. Com relação a esse tema, julgue os itens de 82 a 85. O fenótipo Bombay caracteriza-se pela ausência de expressão dos genes ABO. Nos testes pré-transfusionais, este indivíduo normalmente é fenotipado como grupo sanguíneo “O”. Tanto as hemácias de indivíduos do grupo “O” quanto as de indivíduos Bombay apresentam forte reatividade quando testadas com lecitina anti-H.

Os testes imuno-hematológicos fazem parte da rotina laboratorial de uma unidade de hemoterapia/agência transfusional e englobam tanto a qualificação do sangue do doador quanto a do receptor, sendo de vital importância na segurança transfusional do paciente. Com relação a esse tema, julgue os itens de 82 a 85. Em receptores de transfusão com reação negativa para a presença do antígeno D, é recomendada a pesquisa do antígeno D fraco. No caso de não realização do teste, o receptor será considerado como RhD negativo para fins transfusionais. Caso a pesquisa do antígeno D fraco seja realizada e apresente resultado positivo, o receptor será considerado como RhD positivo.

Os testes imuno-hematológicos fazem parte da rotina laboratorial de uma unidade de hemoterapia/agência transfusional e englobam tanto a qualificação do sangue do doador quanto a do receptor, sendo de vital importância na segurança transfusional do paciente. Com relação a esse tema, julgue os itens de 82 a 85. Os testes pré-transfusionais para transfusão de concentrado de hemácias e sangue total englobam, entre outros, as retipagens ABO direta e RhD do componente sanguíneo. A retipagem RhD será realizada somente em bolsas rotuladas como “RhD negativo” e é necessário repetir o teste para pesquisa do antígeno D fraco da bolsa.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis