Questões de Medicina da IESES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da IESES

#Questão 1035272 - Medicina, Pneumologia, IESES, 2022, SAP-SC, Médico Clínico Geral

A rinite alérgica é uma patologia inflamatória da mucosa nasal, mediada por imunoglobulina E (IgE), que se manifesta por rinorreia mucosa, obstrução nasal, crises esternutatórias e/ou prurido nasal em relação com a exposição a aeroalergénios. A sua classificação depende da duração e gravidade dos sintomas que, quando não controlados, podem apresentar um grande impacto na qualidade de vida.
É correto afirmar sobre principais achados ao exame físico em pacientes com rinite alérgica:
I. Cobblestoning: A orofaringe posterior pode desenvolver tecido linfoide hipoplásico. II. Membranas timpânicas: nunca apresentam anormalidades. III. Shiners alérgicos: Círculos escurecidos abaixo dos olhos e que ocorrem devido a edema infraorbital por venodilatação. IV. Linhas de Dennie-Morgan: Consistem em aumento de dobras ou linhas abaixo da pálpebra inferior e são mais comuns em pacientes com RA. A fisiopatologia não é precisamente entendida. Essas linhas nem sempre indicam RA e podem ser mais comuns em alguns grupos étnicos sem um aumento na RA.
A sequência correta é:

A síndrome coronária aguda, que inclui angina instável, infarto agudo do miocárdio com supra desnivelamento do segmento ST e sem supra desnivelamento do segmento ST, representa uma carga significativa em países com renda baixa e média, incluindo o Brasil. Estatísticas nacionais revelam uma carga mais alta de mortalidade entre os que estão nas camadas sociais mais baixas, população trabalhadora e mais jovem, em comparação a populações mais ricas. Com relação à doença coronariana é correto afirmar: 

Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação correta: A Infecção do Sítio Cirúrgico ocupa a terceira posição entre as infecções adquiridas em serviços de saúde, configurando-se como um importante problema de saúde pública, presente em cerca de 15% daquelas encontradas em pacientes hospitalizados, e um dos tipos de cirurgias de maior probabilidade para esse evento são as traumato-ortopédicas. Fatores determinantes das infecções em feridas cirúrgicas:
I. Hospedeiro – Talvez seja o fator mais importante de todos. Indivíduos hígidos têm sabidamente menor incidência de infecção. A desnutrição, a associação de doenças sistêmicas, o tempo de hospitalização antes da cirurgia, a presença de infecções prévias nas vias urinárias, pulmões, cateteres, pele, etc., são todos fatores que desempenham papel importante no aparecimento de infecção cirúrgica. II. Agente – Obviamente, para acontecer infecção, deve existir o agente. Apesar de sabermos que ele está constantemente presente no ambiente hospitalar e que, via de regra, são cepas selecionadas e multirresistentes aos antimicrobianos, evitar que exista qualquer contato do hospedeiro com esses microrganismos é praticamente impossível. A incidência da infecção, entretanto, tem relação direta com o número de bactérias e a frequência dos contatos. III. Disseminação hematogênica de focos de infecção já existentes, urinário, pulmonar, tegumentar, etc. IV. Durante os curativos pós-operatórios. A barreira natural da pele está comprometida e, principalmente nos dois primeiros dias pós-operatórios, é ponto vulnerável.
A sequência correta é:

As leishmanioses são infecções tropicais causadas por espécies de protozoários do gênero Leishmania Estimativas sugerem que cerca de 1,6 milhões e novos casos ocorram por ano. Contudo, essa infecção, ainda, é bastante negligenciada, apesar de ser um sério problema de saúde, causando morbidade e mortalidade significativa em vários países distribuídos pela Europa, África, Ásia e América. A transmissão ocorre através da picada de flebotomíneos (Lutzomyiaspp) fêmeas infectadas com o parasito. O quadro geral mostra, nos diversos órgãos acometidos, hipertrofia e hiperplasia do sistema fagocíticomononuclear, com amastigotas no interior das células. Os órgãos mais acometidos pela enfermidade são o fígado, o baço, a medula óssea, os linfonodos, rins, pulmões e o tecido linfoide intestinal.
Com relação aos padrões de alterações morfológicos apresentadas no fígado, é correto afirmar:

As parasitoses intestinais constituem um importante problema de Saúde Pública, especialmente entre os pré-escolares, devido à imaturidade do sistema imune. Com a prevalência das doenças parasitárias, associadas a diversos fatores como saneamento básico e até mesmo acesso à informação de qualidade, levando ao aumento constante de doenças e até mesmo óbitos, a ciência tem importante papel na divulgação desse conhecimento a diferentes públicos. Com relação as doenças parasitárias é correto afirmar:
I. Parasitos costumam ser oportunistas, acometendo pacientes com várias modalidades de imunodepressão, tais como: transplantados de órgãos sólidos, pacientes em uso de corticosteroides e outros imunossupressores, e principalmente pacientes HIV-positivos. Esses indivíduos são acometidos por várias infecções por protozoários (Cryptosporidium, Isospora, Toxoplasma gondii, Giardia etc.) e helmintos (S. stercoralis), algumas delas com consideráveis morbidade e mortalidade. II. O período de incubação da Doença de Chagas, desde a infecção até os primeiros sinais e sintomas varia de acordo com a via de transmissão: Transmissão vetorial: 5 a 22 dias, mais comumente 6 a 10 dias; Transmissão transfusional: de 20 a 30 dias, podendo chegar a 117 dias; Transmissão vertical: transmitida em qualquer período da gestação, durante o parto ou no pós-parto (amamentação, em casos específicos); Transmissão oral: de 3 a 22 dias; Transmissão acidental: até 20 dias após exposição. III. Meningoencefalite em pacientes com doença de chagas ocorre nas formas leves, com parasitos no liquor e hipocelularidade, com predomínio de células adenomononucleares e hipoproteinorraquia. IV. Os chagomas de inoculação constituem a porta de entrada do parasito e são observados em cerca de 50% dos pacientes que adquiriram a infecção por vetor. O mais conhecido é o sinal de Romaña.
A sequência correta é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis