Questões de Medicina da FUNIVERSA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FUNIVERSA

Menino com sete anos de idade foi operado, aos oito meses, por anomalia anorretal com fístula retouretral. Queixa-se de perdas urinárias durante o dia, apresenta episódios de micção normais e nega enurese noturna. O exame físico revela sacro normal e bom períneo. Para o reparo da sua anomalia, foi submetido à abordagem abdominoperineal.

Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que a causa mais provável para a perda urinária é

Recém-nascido de termo, com uma semana de vida, apresenta vômitos há 24 horas, parada da eliminação de fezes e letargia. O exame físico revela desidratação e abdome levemente escafoide com defesa voluntária. O exame retal demonstra resíduo fecal com muco e sangue. A laparotomia exploradora revelou má rotação intestinal e volvo do intestino médio.

Quanto ao tratamento cirúrgico indicado nesse caso, assinale a alternativa correta.

Menino com seis anos de idade apresenta dor abdominal recorrente há aproximadamente oito horas. A dor tem duração aproximada de cinco minutos e cessa espontaneamente. Refere vômitos com restos alimentares e características de borra de café. A última evacuação ocorreu há dois dias. Ao exame físico, a criança demonstra fácies de dor, leve palidez cutânea e pigmentações dos lábios e palmas das mãos. O abdome é moderadamente distendido, sem visceromegalias e(ou) tumores.

Nesse caso hipotético, o diagnóstico mais provável é

A onfalocele e a gastrosquise são defeitos congênitos da parede abdominal anterior, caracterizados por exteriorização de alças intestinais e vísceras. Acerca das malformações congênitas da parede abdominal, assinale a alternativa incorreta.

Texto para responder às questões 32 e 33.

Menino com cinco anos de idade apresenta massa abdominal. Seus pais relatam letargia, hiporexia e perda ponderal nos últimos quatro meses, além de acharem que a criança está mais pálida. Ao exame físico, palpa-se volumoso tumor abaixo da borda costal esquerda, firme e imóvel, de superfície irregular e com extensão para o flanco direito. Exames laboratoriais revelaram hemoglobina de 8,6 g/dL, hematócrito de 25%, leucócitos de 8.500 (com diferencial normal) e sumário de urina com 7 hemácias por campo. Considerando o caso hipotético apresentado no texto, assinale a alternativa que não apresenta condição clínica relacionada com aumento no risco de desenvolvimento da neoplasia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis