Questões de Medicina da FAU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FAU

Paciente masculino, 58 anos, vem a consulta com urologista referindo jato fraco, esforço miccional e noctúria. Os sintomas pioraram nos últimos 6 meses. Ao exame físico, toque retal mostra próstata de aproximadamente 80g, fibroelástica, indolor e sem nódulos palpáveis. Traz ultrassonografia de próstata que evidencia próstata de 84g e sinais de bexiga de esforço. O tratamento mais adequado deve se iniciar com:

Paciente, 68 anos, assintomático, em uma consulta de rotina com seu urologista, apresenta resultado de Antígeno Prostático Específico (PSA) total de 5,5ng/ml. Ao exame físico, no toque retal foi palpado um nódulo endurecido no lobo direito da próstata. Qual a conduta mais adequada para o esclarecimento do diagnóstico?

#Questão 1035127 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, FAU, 2022, Prefeitura de Ponta Grossa - PR, Médico em Segurança do Trabalho - Edital nº 3

Zoonose ubiqüitária causada por uma espiroqueta patogênica do grupo Leptospiracea. A apresentação clínica é variável, com formas assintomáticas ou leves até quadros graves, que se manifestam com icterícia, hemorragias, anemia, insuficiência renal, comprometimento hepático e meningite. A recuperação é, geralmente, total em 3 a 6 semanas. A gravidade da infecção depende da dose infectante, da variedade sorológica da Leptospira e das condições do paciente. O período de incubação é variável, de 3 a 13 dias, podendo chegar a 24 dias.
Sobre este assunto analise as alternativas e assinale a correta:
I - As leptospiroses constituem verdadeiras zoonoses. Os roedores são os principais reservatórios da doença, principalmente os domésticos. Atuam como portadores os bovinos, ovinos e caprinos. A transmissão é realizada pelo contato com água ou solo contaminados pela urina dos animais portadores, mais raramente pelo contato direto com sangue, tecido, órgão e urina destes animais. Não há transmissão interhumana, exceto a intrauterina para o feto. II - A leptospirose relacionada ao trabalho tem sido descrita em trabalhadores que exercem atividades em contato direto com águas contaminadas ou em locais com dejetos de animais portadores de germes, como nos trabalhos efetuados dentro de minas, túneis, galerias e esgoto; em cursos d’água e drenagem; contato com roedores e com animais domésticos; preparação de alimentos de origem animal, de peixes, de laticínios e em outras atividades assemelhadas. III - Em determinados trabalhadores, a leptospirose pode ser considerada como doença relacionada ao trabalho, do GrupoII da Classificação de Schilling, posto que as circunstâncias ocupacionais da exposição à Leptospira podem ser consideradas como contribuintes, no conjunto de fatores associados com a etiologia desta doença infecciosa.

#Questão 1035128 - Medicina, Doenças Infecto-Parasitárias, FAU, 2022, Prefeitura de Ponta Grossa - PR, Médico em Segurança do Trabalho - Edital nº 3

Doença febril aguda causada pelo Flavivírus da febre amarela (família Togaviridae), com quadro clínico variável, desde formas inaparentes até as graves e fatais. A transmissão se faz pela picada dos mosquitos infectados A. aegypti na febre amarela urbana (FAU) e Haemagogus na febre amarela silvestre (FAS). O período de incubação é de 3 a 6 dias, após a picada do mosquito infectado, e o período de transmissibilidade é de 24 a 48 horas, antes do aparecimento dos sintomas de 3 a 5 dias após.
Sobre este tema analise as alternativas e assinale a incorreta:

Dentre as síndromes paraneoplásicas, apresenta-se as síndromes neurológicas, sobre este tema assinale a alternativa incorreta: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis