Questões de Medicina da FAU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da FAU

Sobre anemias, avalie os itens e assinale a incorreta:

I - A anemia não se desenvolve até muitas horas após a perda de sangue aguda, quando o líquido intersticial se difunde no espaço intravascular e dilui na massa de eritrócitos remanescente. Durante as primeiras horas, no entanto, podem ocorrer concentrações de granulócitos polimorfonucleares, plaquetas e, em hemorragias graves os leucócitos imaturos e normoblastos podem aumentar. A perda constante de sangue resulta em anemia se a perda for mais rápida do que a reposição, ou, mais comumente, se a eritropoiese acelerada esgotar os depósitos de ferro do corpo.
II - A completa cessação de eritropoiese resulta na diminuição de eritrócitos em torno de 7 a 10%/semana (1%/dia). A deficiência da eritropoiese, mesmo que insuficiente para reduzir o número de eritrócitos, ocasiona, normalmente, tamanhos e formas anormais de eritrócitos.
III - A hemólise excessiva pode ser provocada por alterações intrínsecas nos eritrócitos ou por fatores extrínsecos, como anticorpos ou complemento em sua superfície, que levam à sua destruição tardia. Baço dilatado sequestra e destrói os eritrócitos muito mais lentamente do que baço normal.

Sobre as complicações da trombose, analise as alternativas e responda:

I - Na phlegmasia alba dolens, uma complicação rara da trombose venosa profunda durante a gestação, as pernas tornam-se leitosas. A fisiopatologia é desconhecida, mas o edema pode aumentar a pressão dos tecidos moles acima da pressão de perfusão capilar resultando em isquemia do tecido e gangrena úmida.
II - Na phlegmasia cerulea dolens, a trombose venosa iliofemoral maciça acarreta oclusão venosa quase total, o membro inferior tornase isquêmica, extremamente dolorosa e cianótica. A fisiopatologia pode envolver estase completa do fluxo sanguíneo arterial e venoso no membro inferior porque o retorno venoso é ocluído ou o edema maciço interrompe o fluxo sanguíneo. Gangrena venosa pode se desenvolver.
III - A tromboflebite supurativa da veia jugular (síndrome de Lemierre), infecção bacteriana (em geral anorganismo aeróbia) da veia jugular interna e tecidos moles circunjacentes podem suceder faringoamigdalite, sendo geralmente complicadas por bacteremia e sepse. 

Sobre a trombose venosa profunda nos membros inferiores, na maioria das vezes, resulta de:

I - Retorno venoso prejudicado (p. ex., em pacientes imobilizados).
II - Lesão ou disfunção endotelial (p. ex., após fratura nas pernas).
III - Hipercoagulabilidade.

Muitas doenças podem causar uropatia obstrutiva, que pode ser aguda ou crônica, parcial ou total e unilateral ou bilateral, sobre uropatias obstrutivas analise as alternativas e assinale a correta:
As causas mais comuns diferem de acordo com a idade:

I - Crianças: anormalidade anatômicas (incluindo válvulas uretrais posteriores ou estreitamento e estenose na junção ureterovesical ou ureteropélvica).
II - Adultos jovens: cálculos.
III - Adultos mais velhos: hiperplasia prostática benigna (HPB) ou câncer de próstata, tumores retroperitoneais ou pélvicos (incluindo câncer metastático) e cálculos.

Sobre artrite reumatóide - O tratamento alivia os sintomas em três de cada quatro pessoas. No entanto, pelo menos 10% das pessoas com artrite reumatoide acabam por desenvolver deficiências graves, apesar do tratamento completo. Os fatores que tendem a indicar um pior prognóstico incluem os seguintes:

I - Ter níveis sanguíneos elevados de fator reumatoide ou anticorpos antipeptídeos citrulinados cíclicos (anti-CCP).
II - Ser mais novo quando o distúrbio começa.
III - Ser tabagista.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis