Questões de Medicina da CONESUL

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina da CONESUL

Uma paciente de 34 anos é hipertensa há 5 anos e está na 16ª semana de gravidez. No início do pré-natal seus níveis pressóricos eram de 140/90mmHg e até o momento sua pressão arterial média é de 80mmHg. Em seus exames de pré-natal observa-se alteração nos exames de função renal.

Qual o diagnóstico mais provável?

Gestante no curso da 22a semana de gestação comparece ao posto de saúde antes da data marcada para a próxima consulta de pré-natal, queixando-se de falta de ar, com percepção de início da sintomatologia há uma semana, aparecendo aos esforços. Preocupada com o caso, procurara hospital na noite anterior, onde fez exame radiológico (RX) de tórax e eletrocardiograma. Ao exame físico encontramos: Pressão arterial de 90/60 mmHg; Pulso=92 ppm; Ausculta cardíaca = B3, sopro sistólico (++/4), foco pulmonar; Edema de membros inferiores +/4. Exames: Aumento da área cardíaca ao RX de tórax; ECG com desvio do eixo para a esquerda.

A conduta mais correta será:

Antônia tem 44 anos de idade, história familiar positiva (irmã) para câncer de mama, com imagem nodular de contornos regulares medindo 2,1cm X 1,9cm nos maiores diâmetros, em quadrante superior da mama esquerda, ausência de microcalcificações, detectada à mamografia (classificação Bi-Rads Zero).

Com relação à classificação mamográfica descrita é correto afirmar:

Um médico de família acompanha uma paciente de 38 anos de idade com amenorréia secundária. Seu beta-hCG é negativo, teste de progesterona negativo, teste com estrógeno e progesterona positivo, prolactina normal e FSH elevado.

O diagnóstico mais provável é:

Paciente de 35 anos de idade comparece à Unidade com Exame de Papanicolau evidenciando o seguinte resultado: "presença de células epidermóides atípicas com significado incerto (ASCUS) displásico". 

 A conduta correta é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis