Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Um adolescente com má higiene dental desenvolve lesão ulcerativa necrotizante aguda, com pseudomembrana, que acomete o assoalho da boca e as margens da gengiva e provoca dor e mau hálito.
O diagnóstico mais provável é

Um lactente de 2 meses de idade, com gastroenterite por Salmonella Thyphimurium fago tipo DT104, é internado para correção da desidratação e dos distúrbios hidroeletrolíticos, medidas de suporte e emprego

Um escolar apresentou início de quadro clínico com febre e odinofagia, seguido de exantema, após 24 horas.
O exantema iniciou-se pelo pescoço e se disseminou para tronco e extremidades, era difuso, composto de micropápulas, eritematoso, com clareamento à digitopressão, sendo mais acentuado nas dobras dos cotovelos, axilas e virilhas, e a pele estava áspera. As bochechas do menino eram também eritematosas, com palidez perioral. Após 3 a 4 dias o exantema começou a desaparecer e foi seguido por descamação, inicialmente na face, com progressão para o restante do corpo, aparentado queimadura solar, sendo que nas margens das unhas, nas palmas das mãos e nas solas dos pés a descamação era laminar.
Ao exame físico na fase aguda, a orofaringe estava hiperemiada, as amígdalas hipertrofiadas com exsudato purulento e a língua tinha o aspecto de morango branco, posteriormente evoluindo para aspecto de framboesa. Apresentava ainda adenomegalia cervical anterior dolorosa. Vinha desde o início em uso de dipirona para febre e foi medicado com penicilina bezatina no segundo dia de evolução.
O diagnóstico mais provável é

Um pré-escolar com artrite idiopática juvenil oligoarticular não apresentou melhora após 6 semanas de tratamento com naproxeno. Por conta de limitação funcional, devido à contratura articular, foi medicado com corticoide intra-articular, mas ainda assim não houve melhora da artrite.
O próximo passo é medicar com

Um escolar iniciou há semanas quadro de febre esporádica e dor articular, que o acorda à noite. Ao exame físico, apresenta palidez cutaneomucosa e dor óssea à palpação, sem outros sinais flogísticos. O restante do exame físico é normal. Seu hemograma demonstra anemia, leucopenia, e contagem de plaquetas normal/baixa, e sua velocidade de hemossedimentação está elevada.
Para descartar leucemia, o exame complementar indicado é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis