Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Escolar de 12 anos de idade tem sintomas de chiado no peito há quatro anos. Os sintomas são mais evidentes no período da noite. Precisa fazer resgate com salbutamol pelo menos uma vez por semana. Nunca ficou internado, mas teve que ir à emergência para fazer inalações e tomar medicação intravenosa duas vezes no último ano devido à falta de ar. Pais são tabagistas. Foi levantada a hipótese diagnóstica de asma. Qual é a alternativa que descreve a escolha inicial de tratamento?

Escolar de 10 anos de idade passa na unidade básica de saúde referindo obstrução nasal e tosse diária. Apesar de sua ausculta pulmonar estar normal, teve ao menos uma passagem por mês nas unidades de emergência devido a falta de ar. Foi aventada a hipótese diagnóstica de asma e iniciado tratamento com corticosteróide inalatório. O paciente retornou hoje, um mês após início do tratamento, referindo melhora dos sintomas, mas ainda tem episódios de tosse noturna. Qual é a alternativa que define o estado atual do paciente e o tratamento a ser realizado?

“A pneumonia é a principal causa de mortalidade em crianças menores de cinco anos nos países em desenvolvimento. Dados do DataSUS apontaram a pneumonia como causa mortis de 886 casos de óbitos infantis no Brasil no ano de 2016” (Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018). Em relação à pneumonia em crianças e seu manejo na Atenção Primária à Saúde, é correto afirmar que

No que diz respeito aos indicadores de saúde, assinale a alternativa que corresponde ao número de óbitos de 7 a 27 dias de vida completos, por mil nascidos vivos, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado: 

Sobre convulsões em crianças, observe as afirmações a seguir:
I-Em recém-nascidos, convulsões podem ser difíceis de reconhecer. Os recém-nascidos podem apertar os lábios ou mastigar involuntariamente. Seus olhos podem parecer estar olhando em direções diferentes. Eles podem ficam moles periodicamente e/ou parar de respirar.
II-Quando uma criança tem uma convulsão, os pais ou outros cuidadores devem tentar proteger a criança para que ela não se machuque, por exemplo, ao manter a criança afastada de escadas, objetos pontiagudos e outros possíveis perigos. Devem manter a boca da criança aberta e tentar segurar a língua da criança.
III-Em bebês mais velhos ou crianças pequenas, uma parte ou todo o corpo pode se agitar, se mover espasmodicamente ou se enrijecer. Os membros podem se mover sem propósito. A criança pode ter o olhar fixo, ficar confusa, ter sensações estranhas (por exemplo, dormência ou formigamento) em algumas partes do corpo ou ter sentimentos estranhos (por exemplo, sentir muito medo sem um motivo).
É correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis