Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

#Questão 1123974 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Pediatria

Você está na enfermaria de pediatria e avalia um adolescente, 16 anos, com febre reumática apresentando por sopro sistólico ++/6+ em foco mitral. FC=104bpm. Tem também dor e edema em joelho direito e no punho direito. Os resultados dos exames coletados no dia anterior são: PCR= 5mg/dL, VHS=38mm/h, ASO=1200 U Todd/ml. ECO feito hoje: discreto refluxo com discreto espessamento de valva mitral. Demais valvas não apresentam alterações. São visibilizados também sinais de discreta pericardite, sem derrame pericárdico. A mãe informa que ele é alérgico à penicilina benzatina. Ela diz que o adolescente teve um edema de glote quando tomou uma penicilina há 5 anos atrás, sendo, inclusive, necessário ficar dois dias na UTI.
Qual das drogas abaixo NÃO pode ser usada para erradicação do estreptococo no caso deste paciente?

#Questão 1123975 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Pediatria

Imagine um quebra-cabeça que você precisa montar as peças corretamente para diagnosticar febre reumática. Qual alternativa abaixo tem uma “peça” ERRADA para diagnosticar um caso suspeito de febre reumática?

#Questão 1123976 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Pediatria

Um escolar de oito anos é atendido em uma UBS, com dor abdominal há três semanas, que cedeu espontaneamente. Há dois dias apresenta desconforto respiratório e sibilância. A genitora nega crises de dispneia ou sibilância prévias. O médico solicitou hemograma, que demonstrou anemia microcíticas hipocrômica discreta e eosinofilia relativa e absoluta moderada.
Qual é o agente parasitário mais provável para o caso?

#Questão 1123977 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Pediatria

Observe o texto abaixo:



“É a regurgitação do conteúdo recém deglutido, seguida da remastigação e nova deglutição ou não. O início é geralmente entre 3 e 8 meses de vida e não ocorre durante o sono ou quando a criança está interagindo com indivíduos no ambiente. A causa é um aumento da pressão intragástrica devido à contração dos músculos abdominais e está associado com a abertura do esfíncter esofágico inferior, o que causa o retorno do conteúdo gástrico para o esôfago. A motilidade de jejum e pós-prandial usualmente estão normais”.



De acordo com os Critérios de Roma IV, o texto se refere à(ao)

#Questão 1123978 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Pediatria

Criança com 18 meses de idade, previamente hígida, é levada à emergência pediátrica, com três dias de história de febre de 38,5º C, exantema maculopapular difuso e um episódio isolado de vômito. De antecedentes sociais e familiares, mora em casa com reservatório de água destampado e possui familiares com quadros semelhantes de síndrome febril. Exame físico sem outros achados, além dos já descritos. Prova do laço negativa.
Qual conduta imediata estaria indicada de acordo com as orientações do Ministério da Saúde? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis