Questões sobre Pediatria e Neonatologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Pediatria e Neonatologia

#Questão 1124070 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Neurologia Pediátrica

Você está na enfermaria de pediatria e avalia um adolescente, 16 anos, com febre reumática apresentando sopro sistólico ++/6+ em foco mitral. FC=104bpm. Tem também dor e edema em joelho direito e no punho direito. Os resultados dos exames coletados no dia anterior são: PCR= 5mg/dL, VHS=38mm/h, ASO=1200 U Todd/ml. ECO feito hoje: refluxo com discreto espessamento de valva mitral. Demais valvas não apresentam alterações. São visibilizados também sinais de discreta pericardite, sem derrame pericárdico.
Se não tiver recidiva, até que idade o paciente acima fará profilaxia secundária?

#Questão 1124071 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Neurologia Pediátrica

Criança de 8 meses, sexo masculino, com histórico de desenvolvimento neuropsicomotor normal até o 6º mês de vida, quando iniciou episódios de flexão abrupta do tronco e membros superiores, acompanhados de choro e rigidez. Os episódios, que ocorrem em séries, são seguidos por períodos de apneia e duram de 5 a 10 segundos. No exame físico, observa-se atraso no desenvolvimento psicomotor e sinais de irritabilidade. O eletroencefalograma revela ondas lentas de amplitude elevada a muito elevada, mescladas à atividade epileptiforme, variando em amplitude, duração, morfologia e localização.
Diante da principal suspeita clínica, assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 1124072 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Neurologia Pediátrica

João Pedro, 2 anos, apresenta crises súbitas de cianose e perda de consciência, geralmente após choro excessivo ou frustração. Os episódios duram cerca de 20 a 30 segundos, seguidos de recuperação espontânea e completa, sem sequelas. Não há histórico de alterações neurológicas e cardiológicas ou doenças respiratórias. Diante do quadro clínico apresentado, assinale a alternativa que indica o diagnóstico mais provável e a conduta adequada.

#Questão 1124073 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Neurologia Pediátrica

Leia as afirmações a seguir sobre o Estado de Mal Epiléptico (EME) na infância:



1. A etiologia mais frequente de EME na infância é o EME febril.


2. A maior parte das crianças tem alguma condição neurológica identificada antes do primeiro episódio de EME.


3. O tratamento inicial do EME deve ser realizado nos primeiros 5 minutos. Para crianças fora do período neonatal, a primeira medicação utilizada pode ser um benzodiazepínico ou levetiracetam intravenoso (caso esse esteja facilmente disponível).


4. O fenobarbital é comumente usado como agente de primeira linha para tratar o EME no período neonatal.


5. Independentemente do tempo decorrido, se as crises epilépticas continuarem após os benzodiazepínicos e um segundo fármaco anticrise venoso, a criança está em EME refratário.



Assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 1124074 - Medicina, Pediatria e Neonatologia, UPENE, 2025, SES-PE, Residência Médica - Neurologia Pediátrica

João, 2 anos, foi levado à emergência com quadro de febre alta (39,5°C) há 24 horas, associada a sonolência, choro excessivo, vômitos e recusa alimentar. Não havia história prévia de doenças graves ou contatos com indivíduos doentes. Durante o exame físico, foi percebido que o paciente apresentava sinais de irritação meníngea. Diante do quadro, o pediatra do plantão realizou coleta do líquido cefalorraquidiano que evidenciou uma pleocitose neutrofílica, com redução da glicose e bacterioscopia com coloração de Gram evidenciou cocobacilos Gramnegativos.
Diante do quadro clínico, qual a etiologia mais provável?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis