Questões sobre Parte Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Parte Geral

#Questão 240507 - Medicina, Parte Geral, ESAF, 2002, TCU, Analista de Controle Externo ACE

Responda às questões 33 e 34 após ler o texto a seguir:

Um paciente com 65 anos procura o consultório informando apresentar há 2 semanas tosse que drena secreção amarelada, dispnéia e chiados no peito. Tem antecedente de 50 anos de tabagismo, tendo fumado em média 20 cigarros por dia. O exame físico aponta para a presença de aumento da freqüência respiratória, cianose de lábios e extremidades, sibilos e crepitações inspiratórias em bases pulmonares, presença de taquicardia e hiperfonese de segunda bulha em foco pulmonar e edema de membros inferiores. A radiografia de tórax mostra aumento da trama vasobrônquica e das câmaras cardíacas direitas. Uma gasometria arterial realizada revelou a existência de hipoxemia com hipercarbia.

A principal causa de descompensação clínica deste paciente deve-se a:

#Questão 240510 - Medicina, Parte Geral, ESAF, 2002, TCU, Analista de Controle Externo ACE

Trata-se do agente etiológico mais provável em quadros de pneumonia comunitária:

#Questão 240515 - Medicina, Parte Geral, ESAF, 2002, TCU, Analista de Controle Externo ACE

Mulher de 32 anos é encaminhada para avaliação de macrocitose. Assinale a única assertiva incorreta na avaliação desse caso.

#Questão 240518 - Medicina, Parte Geral, ESAF, 2002, TCU, Analista de Controle Externo ACE

Um paciente com 18 anos de idade apresenta linfonodos em cadeia cervical de consistência endurecida e aderidos a planos profundos. Há um mês, observa febre recorrente e perda de peso. Biópsia realizada mostra a presença de células de Reed-Sternberg. Neste caso, o provável diagnóstico é o de:

#Questão 240513 - Medicina, Parte Geral, ESAF, 2002, TCU, Analista de Controle Externo ACE

Uma paciente com 25 anos, gestante de 12 semanas, procura atendimento médico em virtude de apresentar quadro clínico constituído por dispnéia, tosse seca e chiados no peito há 2 semanas. Esta sintomatologia tem a freqüência de 3 vezes na semana e incide sempre no período da madrugada. Em nenhum momento foi preciso procurar assistência médica no Pronto-Socorro. O tratamento desta paciente deve envolver a adoção das seguintes medidas:

- controle ambiental;

- uso de B2 agonista para o momento das crises;

- uso de corticóide inalatório.

Marque a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis