Questões sobre Otorrinolaringologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Otorrinolaringologia

A respeito do diagnóstico e do tratamento de pacientes adultos que apresentem paralisia facial periférica associada a otalgia e vesículas em orelha externa ipsilaterais à paralisia, julgue os itens subsequentes. Deve-se indicar o tratamento com drogas antivirais orais e corticoesteroides sistêmicos, e o prognóstico quanto à recuperação da função do nervo facial é melhor que na paralisia de Bell.

A respeito do diagnóstico e do tratamento de pacientes adultos que apresentem paralisia facial periférica associada a otalgia e vesículas em orelha externa ipsilaterais à paralisia, julgue os itens subsequentes. A principal hipótese diagnóstica nesses casos é de síndrome de Ramsay Hunt, doença causada pelo vírus varicela-zóster.

Com relação às afecções e síndromes otoneurológicas, julgue os próximos itens. A vertigem postural paroxística benigna (VPPB) é a causa mais comum de vertigem de origem periférica, cujo diagnóstico pode ser obtido por meio de manobra que identifica nistagmo de posicionamento fatigável em pacientes com episódios de vertigem de curta duração desencadeada por mudanças de posição da cabeça e(ou) do corpo.

Com relação às afecções e síndromes otoneurológicas, julgue os próximos itens. Situação hipotética: Um paciente adulto com quadro de vertigem intensa, náuseas e vômitos havia alguns dias foi atendido na emergência de um hospital com suspeita de acidente vascular cerebral, hipótese que foi descartada após a realização de exames. Na semana anterior ao surgimento dos sintomas, ele apresentou infecção de vias aéreas superiores. A otoscopia foi normal e no exame físico houve tendência a queda para a direita. Assertiva: Trata-se de um quadro altamente sugestivo de neurite vestibular e o tratamento medicamentoso é realizado com sedativos vestibulares associados a corticoesteroides sistêmicos.

Com relação às afecções e síndromes otoneurológicas, julgue os próximos itens. A confirmação diagnóstica da síndrome de Menière, que se caracteriza por crises vertiginosas com duração de alguns minutos até várias horas, acompanhadas de zumbidos, hipoacusia e sensação de plenitude auricular, é feita apenas por meio do exame de eletrococleografia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis