Questões sobre Otorrinolaringologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Otorrinolaringologia

Recém nascido de termo apresenta obstrução nasal unilateral, identificada pelo pediatra por não conseguir progredir a sonda de aspiração por essa fossa nasal. O pediatra negou ter observado sangramento ou tumor. O médico otorrinolaringologista confirmou as informações do pediatra e notou ausência completa de fluxo aéreo por essa fossa nasal, suspeitando de atresia coanal congênita. Assinale a alternativa correta.

Paciente de 65 anos, tabagista e etilista crônico, apresenta rouquidão permanente há seis meses. Nega emagrecimento, disfagia ou dispneia. O exame de videolaringoscopia identificou uma lesão vegetante, restrita ao terço médio da prega vocal direita, sem comprometer a comissura anterior glótica e sem alterar a mobilidade da prega vocal. À palpação cervical, não foram notados linfonodos aumentados e a investigação de metástases à distância foi negativa. O diagnóstico histopatológico da biópsia da lesão confirmou carcinoma espinocelular. Frente ao enunciado é correto afirmar que

Paciente do sexo feminino, 40 anos, queixa-se de aumento do volume da glândula tireoidea. O exame físico revela a presença de nódulos bilaterais em glândula tireoidea, sendo indicada a punção aspirativa. O resultado da punção confirmou o diagnóstico de carcinoma papilífero. Com relação à essa neoplasia é correto afirmar que

Paciente de 45 anos, sexo feminino, apresenta nódulo preauricular móvel e indolor. O exame físico confirma as características do tumor, sendo solicitada punção aspirativa do nódulo. O resultado da punção diagnosticou adenoma pleomórfico de glândula parótida. Com relação ao enunciado, assinale a alternativa correta.

Paciente de 67 anos queixa-se de sensação de “ouvido tampado” à esquerda e diminuição da audição nesse mesmo lado, há três meses. Procurou um médico, que prescreveu antibióticos e descongestionantes nasais, sem melhora do quadro. O exame de nasofibroscopia identificou lesão proliferativa em região da nasofaringe, recoberta por exsudato fibrinoso, envolvendo tuba auditiva do lado esquerdo. Ao exame físico, contatou-se a presença de nódulo endurecido de 2cm na cadeia espinhal à esquerda. As biópsias da lesão da nasofaringe e do nódulo cervical confirmaram o diagnóstico de carcinoma não queratinizado indiferenciado. Sobre essa neoplasia, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis