Questões sobre Oncologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Oncologia

#Questão 930958 - Medicina, Oncologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Radioterapia)

Sobre o volume alvo no tratamento radioterápico do linfoma de Hodgkin, analise as assertivas abaixo:

I. Involved-field (IFRT) inclui somente o volume de tratamento pré-quimioterapia e pós-quimioterapia no volume alvo de tratamento.
II. Involved-node (INRT) inclui somente os linfonodos PET-captantes pré-quimioterapia e linfonodos alterados pós-quimioterapia, com margem de PTV. Essa técnica exige a realização de PET-CT na posição do tratamento radioterápico previamente à realização de quimioterapia.
III. Involved-site (ISRT) inclui as regiões nas quais havia doença previamente à quimioterapia somente.

Quais estão corretas?

#Questão 930959 - Medicina, Oncologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Radioterapia)

Em relação ao uso de radioterapia estereotáxica ablativa para carcinoma de pulmão, analise as assertivas abaixo:

I. Apresenta excelente taxas de controle local, usualmente acima de 90%.
II. O fracionamento mais usual é de 50Gy em 5 frações, em dias alternados, objetivando melhor perfil de toxicidade, embora o RTOG 0813, que estudou escalonamento de dose, tenha comprovado superioridade nos desfechos oncológicos para as doses de 11.5 e 12Gy por fração.
III. O fracionamento de 60Gy em 8 frações se apresentou possível e adequado para o tratamento de lesões ultracentrais (“no fly zone”), priorizando os OARs em detrimento da cobertura, mesmo naquelas lesões onde o PTV engloba os órgãos de risco (OARs).
IV. A SBRT de lesões iniciais, ECI, não deve ser oferecida como opção a pacientes com indicação cirúrgica, uma vez que não há estudo evidenciando a segurança dessa conduta.

Quais estão INCORRETAS?

#Questão 930960 - Medicina, Oncologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Radioterapia)

Acerca dos carcinomas de pequenas células de pulmão, analise as assertivas abaixo:

I. O fracionamento mais utilizado na prática clínica é de 60Gy em 30 frações, uma vez ao dia.
II. As alternativas ao fracionamento diário compreendem doses de 45Gy em 30 frações, duas vezes ao dia, e 60Gy em 40 frações, duas vezes ao dia. Este último com evidência de melhor sobrevida global e perfil de toxicidade sem diferença estatística.
III. O intervalo ideal entre o início do tratamento quimioterápico e radioterápico é o menor possível, não sendo indicado postergar o início da radioterapia para estabelecer concomitância com o segundo ciclo de quimioterapia.
IV. Irradiação profilática de crânio é indicada após quimiorradioterapia definitiva para a lesão pulmonar, devendo-se utilizar técnica poupadora de hipocampo sempre que disponível por diminuição na piora cognitiva do paciente, uma vez que essa estratégia se provou segura, não aumentando a taxa de falha no cérebro.

Quais estão corretas?

#Questão 930961 - Medicina, Oncologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Radioterapia)

Paciente masculino, 64 anos, tabagista ativo, carga tabágica 60 maços-ano, procura atendimento médico em pronto-socorro por quadro de tosse com hemoptise. Ao exame, MV diminuído difusamente. TC de tórax sem contraste evidencia lesão em lobo médio, medindo 6cm, não evidenciando linfonodomegalias hilares, ou mediastinais, suspeita para neoplasia pulmonar primária. Sobre o caso apresentado, assinale a alternativa correta.

#Questão 930962 - Medicina, Oncologia, FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Médico (Radioterapia)

Criança, 7 anos, queixa-se de tonturas recorrentes, apresentando quedas e dificuldade para pegar seus brinquedos, por vezes errando o local exato ao esticar as mãos. Evolui após 2 meses de duração dos sintomas para quadro de irritação e choro seguido de desmaio. Atendido em pronto-socorro, se evidencia aumento da pressão intracraniana e, em RM, lesão em fossa posterior medindo 5cm no maior diâmetro sugestiva de neoplasia primária. Sobre o caso apresentado, assinale a alternativa INCORRETA.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis