Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

#Questão 1038729 - Medicina, Neurologia, CEPERJ, 2022, AL-MA, Técnico de Gestão Administrativa - Médico Cardiologista

Um homem de 27 anos, com diagnóstico de forame oval patente, em uma consulta recebe a informação que apresenta um risco maior do que a população em geral de apresentar o evento patológico: 

Indivíduo de 62 anos, masculino, é levado a um serviço de pronto atendimento após apresentar, pela primeira vez, um episódio de convulsão.
Logo após, o paciente permaneceu letárgico por 15 minutos e então se recuperou completamente, sem déficit neurológico residual. Durante a crise, ele mordeu a língua e urinou espontaneamente.
Na abordagem deste paciente, a próxima etapa será

Homem de 82 anos, portador de doença de Parkinson há dez anos e residente em casa de repouso para idosos, foi encontrado deitado sobre o chão. A queda não foi testemunhada por ninguém e ele foi incapaz de fornecer um relato.
Assinale a opção que apresenta o procedimento com maior probabilidade de esclarecer a provável causa da queda.

Homem de 71 anos é trazido a uma unidade de pronto atendimento, com história de apresentar-se confuso e agressivo há três dias.
Seus familiares informam que ele apresenta perda progressiva da memória há três anos, mas reconhece seus familiares e jamais apresentou sinais de desorientação antes.

Ele não colabora com o exame físico, mas a pressão arterial é de 130/70mmHg, frequência cardíaca de 108bpm, temperatura axilar de 38,2°C e glicemia capilar de 106mg/dL. A saturação de O2 no ar ambiente era 96%.

Assinale a opção que indica a causa mais provável para a apresentação clínica desse paciente.

Uma paciente com 32 anos apresenta paralisia facial periférica unilateral, atraumática, com desvio da comissura labial para o lado não afetado e com lagoftalmo ipsilateral à lesão, associada à dor facial neurálgica e à erupção de vesículas herpéticas dentro do canal auditivo externo, do palato ipsilateral e de dois terços anteriores da língua. Esse quadro, em decorrência da reativação do vírus herpes-zóster latente no gânglio geniculado, aponta para o diagnóstico mais provável conhecido como síndrome de: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis