Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

Paciente de 72 anos de idade refere ter iniciado há dois meses com disfagia e alteração da voz com piora progressiva. Os sintomas não são flutuantes. Apresenta ainda paresia do músculo tibial anterior direito e consequentemente dificuldade de marcha. Nega sintomas de parestesias, diplopia e ptose palpebral.
Qual é a hipótese diagnóstica mais provável para essa apresentação clínica?

Paciente do sexo masculino, 66 anos de idade, apresenta-se com tremor. Refere que vários membros de sua família apresentam tremor na faixa dos 50 e 60 anos de idade. O tremor é pior ao escrever e ao esticar os membros superiores (manobra de braços estendidos) com frequência elevada e principalmente flexão / extensão dos punhos. Tem tremor leve na mandíbula. Não apresenta rigidez, bradicinesia ou distúrbio de marcha.
Qual deve ser a medicação de primeira escolha nessa situação?

Na avaliação da vertigem na urgência, alguns parâmetros clínicos são de suma importância no diagnóstico diferencial entre a vertigem periférica e a vertigem central.
Em relação a esse diagnóstico diferencial, assinale a alternativa incorreta.

Paciente de 79 anos de idade iniciou há um ano com alteração do comportamento. Ele apresenta dificuldade de realizar atividades simples e de compreender o que lhe é dito. Tem caído na rua frequentemente e não raramente, ao deambular, apresenta-se com tronco fletido anteriormente. No período noturno tem sonhos agitados e frequentemente conversa sozinho (supostamente com sua mãe, de acordo com seus familiares), alucinações visuais ocorrem a noite assim como de dia. A marcha é em pequenos passos, não tem tremores e não tem rigidez. O estudo de RM do encéfalo não apresenta anormalidades.
Qual é o diagnóstico mais provável para essa situação clínica?

Paciente de 70 anos de idade apresenta dificuldade de marcha, perda de memória recente e da sensibilidade profunda nos membros inferiores. Não tem nenhum déficit de força muscular, sensibilidade superficial ou dos reflexos miotáticos. A única alteração laboratorial é uma anemia macrocítica e hipersegmentação neutrofílica.
Qual é a hipótese diagnóstica que melhor explica esses achados?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis