Questões sobre Neurologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Neurologia

Leia o texto abaixo e responda a questão abaixo.

D. Joaquina, 70 anos, com diagnóstico de infecção urinária em uso de antibiótico, é trazida para o PA devido a sonolência excessiva. Na ocasião, foram realizados SSVV: PA109/64 mmHg; FC 60 bpm; FR 18 irpm; SpO2: 96% aa; como também exames laboratoriais: HB 12,0; LEUCO 11.200; BASTÕES 5; PQT 260.000; PCR 24; UR 55; CR 1,2; TGO 20; TGP 22; NA 128; K 3,2; MG 2,0. Dr. Jairo, médico plantonista, ao avaliar os exames, comparou-os com outros trazidos pelos familiares (realizados três dias antes) e evidenciou melhora dos leucócitos e desvio à esquerda. 


Foi iniciada a reposição do íon de D. Joaquina, mas ela evoluiu com tetraparesia e rebaixamento do nível de consciência, tendo que ser intubada às pressas e enviada à UTI. O que pode ter ocorrido com D. Joaquina? 

Marisa, 36 anos, chega à UBS Dona Guida Nunes com relato de cefaleia persistente há 7 dias. Na ocasião, foram feitos os sinais vitais, dentre eles a pressão arterial, que chegou a 140/80 mmHg. Sendo então encaminhada a consulta com Dr. Rodolfo, que perguntou à paciente as características da cefaleia e ela descreveu sintomas como dor em parte da cabeça associada a náuseas, vômitos, intolerância ao barulho e a cheiros fortes, e que piora no período menstrual. Qual diagnóstico plausível para Marisa? 

Paciente apresenta hemiparesia, alteração da sensibilidade, comprometimento do campo visual e do olhar conjugado (todos à direita), afasia, disartria e comprometimento da capacidade de ler e calcular.
Esse quadro clínico sugere infarto cerebral localizado no

#Questão 932809 - Medicina, Neurologia, UFU-MG, 2023, UFU-MG, 2023 - UFU-MG - Médico/Geriatra

A hipodermóclise é uma via de administração de medicações muito útil em pacientes idosos oncológicos em cuidados paliativos. Todas as medicações abaixo podem ser administradas por via subcutânea de forma segura, EXCETO:

#Questão 933051 - Medicina, Neurologia, FGV, 2023, MPE-SP, Analista de Promotoria - Médico Clínico

Paciente é admitido em uma unidade de pronto atendimento por quadro de cefaleia do tipo migrânea de evolução há 12 horas, de leve intensidade [Escala visual analógica (EVA) – 3/10].
De acordo com o protocolo para diagnóstico e manejo das cefaleias nas unidades de urgência do Brasil (2018), assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa. 
( ) Medidas de suporte como repouso em ambiente tranquilo, prescrição de antiemético e/ou hidratação conforme achados clínicos são medidas sempre indicadas. ( ) Anti-inflamatório não hormonal e derivados opioides são as opções farmacológicas de primeira linha nos quadros leves. ( ) Sumatriptano é a opção farmacológica reservada exclusivamente para os casos de dor de forte intensidade (EVA > 7/10)
As afirmativas são, respectivamente

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis