Questões sobre Nefrologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Nefrologia

Paciente masculino, de 51 anos de idade, foi encaminhado ao ambulatório de nefrologia para avaliação de cálculo renal de repetição. Ele relata quatro episódios prévios de litíase renal com necessidade de realização de litotripsia, em uma das ocasiões. Nega uso de qualquer medicação no momento. Exames laboratoriais: creatinina: 1,3 mg/dL; ureia: 32 mg/dL; reserva alcalina: 23 mEq/L; sódio: 140 mEq/L; potássio: 3,9 mEq/L; cálcio: 12,9 mg/dL; fósforo: 1,6 mg/dL; ácido úrico: 7,5 mg/dL, PTH: 250 pg/mL. Na avaliação da urina de 24h, apresentava excreção aumentada de cálcio. O diagnóstico mais provável e o tipo de cálculo mais frequentemente encontrado são, respectivamente:

Paciente masculino de 65 anos de idade, hipertenso, diabético, uso regular de enalapril e insulina. Realiza hemodiálise convencional três vezes por semana, em clínica satélite. Após 30 minutos de hemodiálise, apresenta dor torácica de grande intensidade, dorsalgia e dispneia. O técnico responsável pela hemodiálise nota que o sangue da linha venosa apresenta coloração de aparência vinho do Porto. O diagnóstico mais provável é:

Paciente feminina de 25 anos de idade, doença renal crônica terminal por lúpus. Realiza HD três vezes por semana, em clínica satélite. Após período de amenorreia e ganho ponderal realiza Beta-HCG, com resultado positivo. A USG transvaginal evidencia que a paciente está grávida de aproximadamente 12 semanas. Em relação à gravidez em paciente com doença renal crônica, pode-se afirmar que, EXCETO:

Após uma semana de transplante renal, a paciente permanecia anúrica e dependente de hemodiálise. Os exames de imagem descartaram complicações cirúrgicas como: hematoma, fístula urinária ou trombose vascular. Optou-se por realizar biopsia renal que evidenciou dilatação dos túbulos proximais, interstício com edema discreto, vacuolização não isométrica das células tubulares. Pesquisa de C4d negativa. O diagnóstico mais provável é:

Mulher, de 52 anos de idade, com história de câncer de colón, com metástase hepática única foi submetida à colectomia e à excisão da metástase. Iniciada quimioterapia com oxaliplatina. Procurou a emergência com queixa de vômitos e gosto de amônia na boca. Ao exame clínico, estava com palidez cutânea moderada e algo desidratada. Laboratório: creatinina: 5,6 mg/ dL; ureia: 205 mg/dL; potássio: 5,8 mEq/L; sódio: 142 mEq/L; ácido úrico: 10,2 mg/dL; cálcio: 9,8 mg/dL; fósforo: 6,8 mg/dL; hemoglobina: 6,7 mg/dL; plaquetas: 45 mil; LDH: 1200; Coombs negativo. Análise do sangue periférico evidenciou presença de esquizócitos 2+/4+. Em relação ao diagnóstico e tratamento dessa paciente, pode-se afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis