Questões sobre Medicina do Trabalho

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Medicina do Trabalho

No campo da toxicologia existe um princípio: "qualquer agente químico pode provocar alguma atividade teratogênica, em alguma dose, no tempo apropriado, em algum animal". O mesmo princípio se aplica à patologia do trabalho quando, p. ex., trabalhadoras em idade fértil são expostas a substâncias químicas potencialmente tóxicas. Esse princípio é atribuído a:

Leia o caso clínico e responda às questões 20 a 22.

 J.B.S., negro, 54 anos, polidor de mármores há 25 anos, com queixas de dispnéia aos médios esforços e fadiga. Sem antecedentes de pneumopatias, hipertenso e ex-fumante há 15 anos. Telerradiografia de tórax mostrou infiltrado intersticial difuso, predominando em terço médio e em lobo superior direito, com áreas de fibrose. TCAR de Tórax, além das micronodulações, mostrou linfonodomegalia em toda a cadeia ganglionar mediastinal. Os resultados da função pulmonar estão relacionados no quadro abaixo:

O diagnóstico mais provável para o quadro clínico-radiológico-funcional apresentado por este paciente é:

Leia o texto abaixo e responda às questões 18 e 19.

 No clássico estudo realizado por Doll & Peto com médicos britânicos sobre "Mortalidade em relação com o tabagismo – 20 anos", publicado no British Medical Journal, 1976, confirmam-se as evidências sobre a associação do câncer de pulmão e o hábito de fumar.

O quadro abaixo revela um estudo comparativo entre o risco de adoecer por câncer de pulmão e por doença coronariana em fumantes e não fumantes.

Correlacione as taxas observadas, representadas no quadro acima pelas letras [A, B e C], com os conceitos epidemiológicos apropriados de: Risco Relativo, Odds Ratio, Risco Atribuível, Razão de Mortalidade Proporcional, Percentual de Risco Atribuível, Prevalência de Risco e Incidência. Os valores medidos pelas taxas A, B e C correspondem, respectivamente a:

Leia o texto abaixo e responda às questões 16 e 17.

Estudos de coortes em trabalhadores expostos a crisotila foram realizados por Stayner e cols. (1997), nos EUA. Eles concluíram que:

A substância à qual se refere o autor é um dos principais agentes de risco para o desenvolvimento de:

A partir dos anos 80, no Brasil, a abordagem do processo saúde x doença no trabalho passou a receber uma nova denominação. "O novo conceito emergiu dentro de um contexto de transição democrática no país e além disso entrou em sintonia com o que acontecia no mundo ocidental (Mendes & Dias, 1991)".

 Essa mudança de enfoque passou a considerar o processo saúde versus doença, no trabalho, como:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis