Questões sobre Mastologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Mastologia

Acerca da avaliação ecográfica dos nódulos sólidos mamários, julgue o item a seguir. Nas neoplasias benignas, o efeito do feixe sonoro produz mais frequentemente ecos internos de aspecto homogêneo, sombra acústica posterior e observa-se relação entre os diâmetros antero-posterior e látero-lateral > 1.

A pílula do dia seguinte não deve ser usada costumeiramente como método contraceptivo, sendo seu uso restrito às situações de emergência. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as pílulas de progestogênio isolado são mais eficazes do que as combinadas, quando utilizadas com esse objetivo, além de causar menos efeitos colaterais. Acerca da contracepção póscoital de emergência, julgue os itens que se seguem. O método de Yuzpe propõe a administração de 200 mcg de etinilestradiol e 1.000 mcg de levonorgestrel, fracionada em duas doses iguais com intervalo de 12 horas entre elas, com início até 72 horas após o coito.

A pílula do dia seguinte não deve ser usada costumeiramente como método contraceptivo, sendo seu uso restrito às situações de emergência. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as pílulas de progestogênio isolado são mais eficazes do que as combinadas, quando utilizadas com esse objetivo, além de causar menos efeitos colaterais. Acerca da contracepção póscoital de emergência, julgue os itens que se seguem. A contracepção de emergência pode ser feita com o uso de um comprimido de levonorgestrel 0,75 mg, desde que não passadas mais de 72 horas após o coito desprotegido. Um segundo comprimido deve ser tomado 12 horas após a primeira dose. Essa abordagem pode ser feita em qualquer período durante o ciclo menstrual.

No hiperandrogenismo ocorre aumento da produção de androgênios pelos ovários e supra-renais. Acerca desse assunto, julgue o próximo item. Fatores que diminuem a globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG) aumentam a fração livre de testosterona, aumentando a possibilidade de ocorrência de sinais clínicos relacionados ao hirsutismo. São exemplos desses fatores a insulina, a obesidade, os androgênios e o hipotireoidismo.

Uma paciente de 32 anos de idade, G0P0, com antecedente de doença inflamatória pélvica tratada, apresentou quadro de sangramento transvaginal de pouca monta. O exame especular mostrou sinais de perda sanguínea nos fundos de saco vaginal. A ecografia transvaginal identificou massa complexa anexial à esquerda (2,5 cm) e ausência de saco gestacional intrauterino. A dosagem de $-hCG obtida foi de 3.000 mUI/mL. A paciente apresentou PA 120 mmHg × 80 mmHg, FC:80 bpm, função hepática e renal preservadas. Com o diagnóstico de prenhez ectópica íntegra, foi administrado metotrexato (MTX), 50 mg intramuscular (D1). No 4º dia após a medicação (D4), a dosagem de $-hCG obtida foi de 3.500 mUI/mL.

Acerca da situação hipotética acima, julgue os itens seguintes.

O acompanhamento nos casos de tratamento medicamentoso da prenhez ectópica deve ser feito com realização de ecografia semanal e dosagem do hCG até obtenção de valores inferiores a 50 mUI/mL.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis