Questões sobre Intensiva

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Intensiva

Um paciente de 7 anos de idade com linfoma de Burkitt apresenta, após 48 horas de início de quimioterapia, quadro de convulsões tônico clônicas generalizadas e as seguintes alterações laboratoriais: potássio= 6,8 mmoL/L, ácido úrico= 9mg/dL, cálcio= 6mmoL/L, fósforo= 8 mmol/L. Além da abordagem da convulsão, a conduta mais adequada é:

Paciente de 6 anos de idade, com história de 5 dias de tosse produtiva e febre alta (> 38,8° C), dá entrada na emergência com clínica de taquidispneia (65 incursões por minuto), taquicardia (180 batimentos por minuto), vasodilatação palmoplantar com tempo de enchimento capilar rápido (< 2 segundos) e hipotensão (pressão arterial média de 40 mmHg). Após ressuscitação volêmica com solução cristaloide (> 40 mL/kg na primeira hora), o paciente persiste vasodilatado, taquicárdico, com saturação venosa de O2 de veia cava superior < 70%, hipotenso, (pressão arterial média de 35 mmHg). Iniciou-se noradrenalina com aumento progressivo da dose até 2 mcg/kg/min. Nesse momento, a melhor opção terapêutica é:

Um adolescente de 13 anos de idade, peso= 56 Kg, vítima de acidente automobilístico, foi trazido à emergência apresentando traumatismo craniencefálico, trauma torácico e fraturas em membros inferiores. O paciente encontrava-se comatoso, com palidez cutaneomucosa significativa, pulsos finos e extremidades frias. Garantidos os acessos venoso e de via aérea, o paciente recebeu 60 mL/Kg de soro fisiológico e 2000 mL de concentrado de hemácias; no entanto, o débito do dreno de tórax colocado para drenagem de hemotórax mantinha-se muito elevado nas últimas 3 horas, sendo indicada a cirurgia de urgência. Os exames, nesse momento, revelaram: fibrinogênio = 0,9 g/L e Hgb= 6,0 g/dL. A conduta adequada para esse paciente é:

O pediatra é chamado para atender uma criança internada com diagnóstico de meningite. Foi constatada que a criança encontrava-se em parada cardiorrespiratória. Após iniciar o CAB da reanimação, foi colocado o monitor cardíaco que revelou um ritmo de fibrilação ventricular. O algoritmo correto a ser utilizado na reanimação dessa criança é:

Diversos mecanismos fisiopatológicos podem estar envolvidos no desenvolvimento da insuficiência renal aguda em pacientes graves, como hipóxia, hipoperfusão e o uso de drogas nefrotóxicas. A avaliação da função renal e o desenvolvimento de sistemas de avaliação das lesões renais visam à detecção precoce dessas alterações. Segundo o sistema AKIN (Acute Kidney Injury Network) a classe 1 (AKIN1) de alteração da função renal é a que apresenta aumento da creatinina sérica maior ou igual a:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis