Questões sobre Infectologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Infectologia

A foliculite da banheira quente ocorre em ambientes aquáticos em que os níveis de cloro e o pH não são bem regulados, como banheiras de hidromassagem. A infecção aparece entre oito horas e cinco dias após a exposição às bactérias. São erupções vermelhas, que coçam, acompanhadas tardiamente de bolhas com pus. Áreas que ficam úmidas por mais tempo são as mais propensas à infecção, como as áreas cobertas pela roupa de banho. A infecção é atribuída ao:

Menino de 12 anos de idade foi levado ao pediatra com história de perda ocular unilateral, dor ocular e pupila branca, que se desenvolveu ao longo de semanas; houve aparecimento de granulomas no polo posterior da retina, porém foi afastada a possibilidade de retinoblastoma por exame oftalmológico e de imagem. Não havia relato de picada de insetos ou trauma local, muito menos ingestão de drogas; existem muitos animais de estimação em casa. O diagnóstico provável desse caso é:

Adolescente com 17 anos de idade, sem história pessoal ou familiar de doenças prévias recentes, compareceu ao pediatra referindo que há 2 semanas começara a ver “coisas” menores do que o normal, acompanhado de dificuldade de leitura porque as linhas pareciam retorcidas, ocorrendo com os dois olhos mas, particularmente, no olho direito, durante 5 minutos várias vezes ao dia, porém, recentemente, com tempo de duração maior. O paciente não estava em tratamento médico e negou utilizar drogas ou preparações psicotrópicas. Exame físico e neurológico foram normais. Solicitado eletroencefalograma, que também não demonstrou alterações. O resultado da ressonância magnética de crânio foi normal. Foram realizados estudos sorológicos, com anticorpos IgM positivos contra o vírus epstein barr (EBV) com valores de 1:890, 2 semanas mais tarde a 1:1450 e 16 semanas mais tarde a 1:250. Com essas informações, o EBV foi identificado como agente causador das anormalidades observadas pelo paciente. Três meses após a primeira consulta, o adolescente estava assintomático. Desse modo, pode-se concluir que as manifestações clínicas encontradas tratavam-se de:

As doenças causadas por atividades recreativas em ambiente aquático ocorrem por germes deglutidos ou aspirados, contaminantes das piscinas, banheiras de hidromassagem, parques aquáticos, áreas de lazer aquáticas, fontes interativas, lagos, rios ou oceanos . As doenças provocadas pela água também podem ser causadas por produtos químicos em contaminação direta ou evaporação, causando problemas na qualidade do ambiente. A contaminação da água envolve uma grande variedade de infecções. A doença mais comum provocada pela atividade recreativa em ambientes aquáticos é a diarreia, sendo um dos principais agentes causadores:

Paciente apresentando quadro de febre, cefaleia, mialgia, vômitos e astenia. História epidemiológica de ter viajado para a região Norte alguns dias antes do início dos sintomas. Exames sorológicos positivos para febre amarela. Apresentou evolução para quadro de iciterícia e oligúria. Nessa fase da doença, ao exame físico, o sinal característico é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis