Questões sobre Infectologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Infectologia

“Répteis e anfíbios são responsáveis por 11% de todas as infecções esporádicas por salmonela em pacientes com menos de 21 anos de idade, e o contato direto com esses animais não é necessário para a transmissão zoonótica”, explicaram Stull e seus colegas. Um estudo descobriu que 31% das infecções por salmonela transmitida por répteis atingiram crianças com menos de 5 anos de idade, e crianças de um ano de idade ou menos adoeceram em 17% dos casos. Essas descobertas revelam que os riscos são maiores para crianças e destacam que a transmissão da salmonela por répteis pode ocorrer por contato direto com o animal ou seu recinto, explicaram os pesquisadores. Cães, gatos e roedores, além de répteis e anfíbios, também podem ser agentes transmissores da salmonela, de bactérias resistentes a antibióticos, como Clostridium difficile e Campylobacter jejuni, e de parasitas como ancilóstomos, nematódeos e Toxoplasma gondii (Discovery Brasil).” A espécie de Salmonela responsável pelo surto de infecções em crianças que possuem reptéis e anfíbios na residência é:

O herpes vírus simples (HVS) pode provocar dermatite periódica em crianças com eczema atópico e ser confundido com infecção pelo S. aureus. A presença de erosões profundas, vesículas e lesões cutâneas infectadas com falha na resposta a antibióticos orais, sugere infecção pelo HVS, que pode ser diagnosticado pelo teste (esfregaço) de:

As citocinas são proteínas pequenas (peso molecular de 10.000 a 20.000 Da), que regulam os processos imunes, inflamatórios e hematopoiéticos. Por exemplo: a leucocitose intensa com neutrofilia absoluta, observada em diversas infecções, resulta da ação de uma citocina conhecida como interleucina:

O médico está avaliando um menino de 4 anos de idade no departamento de emergência com história de diarreia sanguinolenta. Ele esteve doente por cerca de dois dias com febre e diarreia. Já se encontra bem e não tem condições crônicas subjacentes de saúde. A avaliação mostra uma criança adequadamente hidratada, alimentando-se e sem comprometimento hemodinâmico ou neurológico. Porém, sua mãe relata que apesar da melhora do aspecto das fezes, ainda apresenta traços de sangue. Desse modo, a melhor orientação seria:

Adolescente do sexo feminino, 16 anos de idade, apresentase à Unidade de Pronto Atendimento acompanhada de sua mãe. Ela tem história de dor no joelho esquerdo há uma semana, sem sinais de toxemia. Não havia história de trauma ou qualquer porta de entrada próxima ao joelho. Refere aparecimento de erupção circular na axila direita há 5 meses com expansão para tronco. Mora no Rio de Janeiro, porém todo final de semana vai para Petrópolis, onde sua família possui casa e frequentemente realiza caminhadas pela mata. Recentemente, seu irmão de oito anos apresentou uma erupção eritematosa em face e braços que piorava quando tomava banho quente ou permanecia no sol e não apresentou febre. O exame físico da adolescente estava normal, exceto para o joelho esquerdo que apresentava discreto edema com efusão sinovial. Não havia sinais de artrite em qualquer outra articulação. Exame oftalmológico normal. O melhor plano de tratamento inicial para essa paciente é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis