Questões sobre Geriatria

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geriatria

Na atenção integral ao idoso, o planejamento é centrado na prevenção de quedas por meio de estratégias como exercícios supervisionados e correções no ambiente, no ajuste terapêutico com suplementação de cálcio e vitamina D para osteoporose, e no suporte à saúde mental com acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. O foco da equipe multiprofissional é integrar essas abordagens, conciliando tratamentos e prevenindo a polifarmácia, respeitando a individualidade e vulnerabilidade do paciente idoso. Considerando esse contexto, assinale a alternativa correta.

#Questão 1124287 - Medicina, Geriatria, REDE , 2025, SARAH, Médico (Clínica Médica)

O Guia de Atenção à Reabilitação da Pessoa Idosa, Ministério da Saúde (2021) dedica um tópico às especificidades da deglutição na população idosa.

Em relação à deglutição, é correto afirmar que

#Questão 1124289 - Medicina, Geriatria, REDE , 2025, SARAH, Médico (Clínica Médica)

A equipe multidisciplinar de uma unidade básica de saúde avalia as capacidades funcionais de uma senhora de 70 anos de idade. Por definição, as atividades avançadas de vida diária (AAVD) podem ser representadas, por exemplo, pela capacidade de

#Questão 1124297 - Medicina, Geriatria, REDE , 2025, SARAH, Médico (Clínica Médica)

O médico clínico realiza o atendimento no pronto socorro de uma paciente idosa, sem antecedentes mórbidos. Ele suspeita do diagnóstico de delirium.

Em relação ao tema, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Delirium se manifesta de forma insidiosa ao longo dos meses.
( ) Alterações metabólicas ou hidroeletrolíticas associam-se ao delirium.
( ) As alterações cognitivas do delirium tendem a desaparecer, uma vez tratada a causa.

As afirmativas são, respectivamente,

J. M. S., 63 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica e gota, bem como histórico de etilismo e tabagismo, comparece à Unidade Básica de Saúde para consulta de rotina com o médico. O paciente faz uso das seguintes medicações: losartana 50 mg/dia, hidroclorotiazida 25 mg/dia, rosuvastatina 20 mg/dia, clonazepam 2 mg/dia, sertalina 50 mg/dia. De acordo com o Consenso Brasileiro de Medicamentos Potencialmente Inapropriados para Idosos, publicado em 2016, a medicação utilizada pelo paciente que pode exacerbar gota é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis